Facebook proíbe venda de animais vivos na rede social e no Instagram

Usuário pode denunciar à plataforma publicações grupos e páginas que promovem a comercialização
Texto: Portal G1/Revista Cães&Gatos VET FOOD (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Fotos: Pixabay

O Facebook proibiu a venda de animais vivos, sejam os de companhia ou os voltados para Pecuária, na rede social e no Instagram. O veto inclui ainda a comercialização de partes de animais, como pelos e peles.

A regra foi estabelecida em uma revisão feita das políticas para ofertas comerciais da empresa. O documento, liberado no domingo (19/05), ressalta a proibição de ofertas de armas e munições de qualquer tipo, drogas ilegais, prescritas ou recreativas, produtos para público adulto, bebidas alcoólicas ou que sejam relacionados a jogos de azar.

Além de proibir a venda de pets, o Facebook possibilita que sejam denunciadas à plataforma publicações de venda de animais de companhia, seja em grupos, páginas ou na linha do tempo de qualquer usuário.

A opção “Denunciar publicação” é acessada por meio de um menu que surge ao clicar no ícone, localizado no canto superior direito de cada publicação. Após indicar o conteúdo da publicação, a última etapa da denúncia é “Enviar ao Facebook para análise”

A rede social também esclareceu em que situações podem ser vendidos produtos relacionados a animais.

O que não pode ser vendido:

– animais vivos;

– animais de companhia;

– animais para pecuária;

– partes de animais, como peliça, pele ou pelo de animal.

O que pode ser vendido:

– jaulas para animais;

– produtos para animais, como brinquedos e coleiras;

– serviços veterinários;

– cuidados pessoais;

– serviços de embarque.

As regras valem para as diversas áreas do Facebook:

– Marketplace (que reúne ofertas de pequenos vendedores);

– grupos de compra e venda;

– seções de comércio eletrônico de páginas;

– publicações de produtos no Instagram Shopping.

Cuidado nas redes sociais

Para o médico-veterinário Fabiano Oliveira, “as redes sociais podem ser utilizadas de forma positiva para levar informações ao tutor, porém, também podem ser exploradas de forma inadequada, o que atrapalha o trabalho de criadores sérios que buscam a excelência e filhotes saudáveis.”

Quando se trata de pessoas que agem de má fé, pode haver omissão de dados importantes sobre a saúde dos pets: filhotes e matrizes e padreadores, visto que, muitas vezes, o comprador foca apenas na imagem bonita e esquece de detalhes mais importantes na hora da aquisição”, afirma Oliveira.

Acompanhamento profissional

O comércio ilegal de animais acarreta muitos dissabores ao tutor, visto que quem adquirir um animal com alguma patologia, acaba se frustrando. “E muitos proprietários não entendem que o animal necessitará, por exemplo, de tratamentos prolongados, gastos que não estavam previstos, consultas veterinárias”, alerta Oliveira.

Ele destaca ainda que é importante que uma ninhada de filhotes tenha o acompanhamento de um médico-veterinário, pois esse profissional está apto a reconhecer algumas divergências no que tange à saúde do animal, além de recomendar tratamentos específicos, orientar sobre suporte nutricional e manejos, tudo para manter a boa saúde dos pets.

Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Cão e gatos juntos embaixo de uma coberta em uma sala.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.