Fiscalização do CRMV-SP impede mutirão de castração irregular em Assis

Organizadores já haviam sido notificados sobre decisão judicial que determina o cumprimento da Resolução CFMV nº 962/2010
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Fiscalização CRMV-SP

Em atendimento a denúncia recebida, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizou fiscalização no município de Assis e impediu que um mutirão de castração de cães e gatos fosse realizado em um Serviço Médico-veterinário Móvel (Sememov) irregular.

A ação, programada para ocorrer no dia 30/04 na Praça 1º de Maio, no bairro Vila Prudenciana, não possuía registro ou Anotação de Responsabilidade Técnica homologada junto ao CRMV-SP. O Sememov também não havia sido aprovado, como prevê a Resolução CRMV-SP nº 2.750/2018, e nenhum projeto para a realização de mutirão de castração em Assis foi apresentado ao Conselho, cumprindo a Resolução CFMV n° 962/2010.

Vale ressaltar que os organizadores já haviam sido notificados sobre decisão judicial de 18 de março que determina o cumprimento das normas e a obrigação de registrar e aprovar junto ao CRMV-SP todo projeto técnico, bem como de homologar Anotação de Responsabilidade Técnica de qualquer mutirão de castração.

Segundo informações dos organizadores, nesta ação seriam castrados 100 animais, sendo 50 cães e 50 gatos. A fiscalização entregou cópia da liminar e recomendou que o mutirão não fosse realizado, cumprindo-se a decisão judicial. Diante do exposto, o médico-veterinário que se apresentou como responsável técnico pela ação cancelou o mutirão.

“De forma orientativa, foram apresentados os embasamentos legais que normatizam procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização com a finalidade de controle populacional, e que definem os valores de multas, respectivamente as resoluções CFMV nº 962/2010 e nº 682/2001”, ressaltou o Coordenador de Fiscalização e Multas do CRMV-SP, Artur dos Santos Ribeiro.

Para o presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero, os mutirões são uma medida importante para o controle populacional de cães e gatos, entretanto para que as ações alcancem os objetivos da Saúde Única, que é a relação indissociável entre a saúde humana, dos animais e o meio ambiente, é preciso que cumpram os requisitos técnicos mínimos. “Esta ação da fiscalização do CRMV-SP mostra nossa preocupação em garantir o cumprimento da Resolução CFMV nº 962/2010, assegurando o bom atendimento aos animais e a sociedade”, enfatiza.

Normatização

A Resolução do CFMV nº 962/2010 normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional de forma a garantir a vida e o bem-estar dos animais.

A norma ressalta que a perfeita realização do pré, trans e pós-operatórios deve ser prioridade sendo, para isso, necessária estrutura adequada. De forma complementar, a Resolução CRMV-SP nº 2.579, de 14 de setembro de 2016, também normatiza os procedimentos realizados em locais diferentes de clínicas e hospitais médico-veterinários, com mobilização coletiva e programada, dentro do estado de São Paulo.

Responsável técnico

Para garantir o cumprimento das normas que asseguram o bom atendimento aos animais, todo programa de mutirão de castração deve conter projeto elaborado pelo médico-veterinário responsável técnico (RT), a ser apresentado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a realização do evento.

De forma a possibilitar à sociedade a consulta dos mutirões de castração aprovados, o CRMV-SP disponibiliza em seu Portal da Transparência a lista de eventos com local e data de realização, o médico-veterinário responsável técnico pelos procedimentos, e os demandantes do projeto. A planilha é atualizada periodicamente, diante de novas aprovações.

SAIBA MAIS

Relacionadas

Um porco, por trás das grades de um recinto muito pequeno.
Algemas prateadas em um fundo branco.
No auditório da Alesp, três homens e três mulheres sentados à mesa, no palco, em frente à plateia de médicos-veterinários.
Imagem de homenagem ao Dia do Médico-Veterinário com pessoas sentadas em volta de uma mesa de refeição em uma cozinha e diferentes tipos de alimentos de origem animal sobre a mesa.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br