Guia para Emissão de Atestado de Saúde ganha nova edição

O material traz novas regras para o trânsito internacional de pequenos animais, diretrizes do acordo com mais cinco países, além de recursos facilitadores
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Freepik / Comunicação CRMV-SP

O “Guia para Emissão de Atestado de Saúde de Pequenos Animais” foi atualizado. A 2ª edição do material acaba de ser lançada e traz novas regras para o trânsito internacional desses animais, diretrizes do acordo com mais cinco países, além de recursos facilitadores.

A 2ª edição do “Guia para Emissão de Atestado de Saúde de Pequenos Animais” dispõe das mudanças nas normas para a entrada de cães e gatos brasileiros na África do Sul, Colômbia, Japão, Peru e Estados Unidos.

Também foram incluídas regras da Rússia, Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão, países que compõem a União Econômica Eurasiática, que firmou acordo com o Brasil para o trânsito de cães e gatos.

A fim de facilitar ainda mais o acesso à informações relacionadas ao transporte internacional dos pets, o guia orienta e traz link para emissão de certificados eletrônicos para embarques aos Estados Unidos, o qual permite que toda a documentação seja enviada e recebida de forma on-line.

Parceria

O link para o Sistema de Informação de Requisitos e Certificados da Área Animal (Sisrec), antes restrito aos fiscais do Mapa, também foi disponibilizado para consultas de todos os médicos-veterinários.

Criado no início deste ano, o guia é fruto da parceria entre o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e o Serviço de Vigilância Agropecuária local (SVA/GRU), unidade do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A nova edição conta parceria do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Referência entre médicos-veterinários

O principal objetivo do material é disponibilizar, de forma detalhada, as diversas diretrizes vigentes para o trânsito internacional de cães e gatos, visando redução de erros. A incidência de problemas em atestados de saúde emitidos por médicos-veterinários (como atestados pré-datados; divergência e ausência de dados; descumprimento das regras para vacinações e tratamentos) chegava a provocar a rejeição de 40% dos documentos.

“Antes havia disseminação de informações equivocadas e até inexistência de explicações fundamentais para que os profissionais pudessem atender às regras”, comenta o médico-veterinário Luiz Carlos Teixeira de Souza Junior, auditor fiscal federal agropecuário do SVA/GRU, que considera notória a contribuição do material para a mudança desse cenário.

O Guia já se tornou uma referência para os profissionais, o que mostra que a iniciativa é um sucesso

(Luiz Carlos Teixeira de Souza Junior)

Contribuição

Sabendo da importância do material, o Anffa Sindical ofereceu apoio. “Nossa equipe de comunicação fez a diagramação e também fará impressões do Guia para colaborar com a eficiência do trabalho dos auditores”, afirma Roberto Siqueira Filho, diretor de Comunicação e Relações Públicas do Anffa.

O médico-veterinário Carlos Augusto Donini, conselheiro do CRMV-SP, ressalta que o trânsito de animais representa um dos principais fatores de risco de introdução, manutenção e/ou disseminação de agentes infecto contagiosos e parasitários entre localidades e espécies, inclusive humana (zoonoses). “Por isso, há preocupação, obrigatoriedade e supervisão técnica sanitária compartilhada e pactuada entre regiões e países.”

Assim, o Conselho cumpri seu papel de orientar e oferecer subsídios técnicos atualizados para o exercício de nossa nobre profissão

(Carlos Augusto Donini)

Guia para Emissão de Atestado de Saúde de Pequenos Animais

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA