Ibama intensifica combate à biopirataria

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pretende realizar 1.300 operações de fiscalização para combater ilícitos ambientais como desmatamento ilegal, biopirataria, pesca predatória, queimadas não autorizadas, tráfico de animais e degradação de áreas com o plantio de organismos geneticamente modificados.

Os locais e datas de cada operação constam do Plano Nacional de Proteção Ambiental (Pnapa 2011) e, segundo o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, os projetos devem causar surpresa. “Aqueles que pensam que o Ibama só combate o desmatamento ilegal vão se surpreender. As novas frentes qualitativas da ação da fiscalização farão a diferença em 2011”, afirma.

De acordo com informações do órgão, a atuação será firme contra a biopirataria e haverá também operações na área de biossegurança. Somada às ações tradicionais, a fiscalização ainda assumirá, no próximo ano, um papel fundamental no pós-licenciamento. O trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos fiscais será intensificado com a linha de trabalho nacional e sistemática de acompanhamento fiscalizatório dos empreendimentos.

O plano prevê também ações de prevenção e de combate a incêndios florestais e atividades relativas a emergências ambientais e o aumento no monitoramento ambiental. O trabalho, para Bayma, foi fundamental para conquistar mais uma redução na taxa de desmatamento da Amazônia Legal. Foram 6.450 quilômetros quadrados, uma queda de 14% em relação ao resultado anterior, que já havia registrado redução de 45%.

Fonte: Globo Rural (acessado em 13/12/10)

Relacionadas

Foto: Hudson Axley da Defesa Civil do Estado de São Paulo
IMG_1225
Selo_Ouro_USP_Unesp_Botucatu_(171)

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40