III Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária: fortalecimento de vínculos em prol da excelência do ensino

Café e Prosa e CRMV-SP Escuta Coordenadores promoverão a interação entre participantes
Texto: Comunicação CRMV-SP
A imagem mostra quatro pessoas juntando as mãos, representando a união, em torno de uma mesa retangular de madeira.
Foto: Pexels

Como forma de celebrar o Dia da Educação (28/04) e refletir sobre o ensino da Medicina Veterinária, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio da Comissão Técnica de Educação, reforça o convite para que coordenadores de instituições de ensino superior participem do “III Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo”, que será realizado no dia 26 de abril, das 08h às 17h, no auditório da sede do Regional.

“Faltam poucos dias para o III Encontro. A Comissão de Educação do CRMV-SP está ansiosa para recepcioná-los! Os Coordenadores poderão trocar experiências, discutir temas relevantes para o Ensino da Medicina Veterinária e também participar do ‘Escuta Coordenadores’”, declara a integrante da Comissão, professora Helenice de Souza Spinosa.

O professor Antonio José de Araújo Aguiar, membro da Comissão de Educação do CRMV-SP, destaca que as duas edições anteriores, em 2022 e 2023, contaram com adesão significativa e discutiram temas relevantes e que, agora, a realização do III Encontro será a conclusão de um trabalho de três anos. “Teremos o espaço do ‘CRMV-SP Escuta Coordenadores’, momento de debate específico para que os coordenadores manifestem à Diretoria do Regional as suas preocupações, interesses, e dúvidas, sempre com o objetivo de melhorar o ensino”.

Durante as edições anteriores do Encontro de Coordenadores foram lançados projetos relevantes como a campanha “Melhor Escolha”, com o objetivo de incentivar que os ingressantes no ensino superior avaliem de forma criteriosa antes de optaram por estudar em determinada faculdade, e o Sistema de Certificação de Cursos de Medicina Veterinária, que em 2024 está em seu segundo ciclo de avaliação e traz requisitos qualitativos para que as instituições obtenham selo ouro, prata ou bronze do CRMV-SP.

Para a professora Gláucia Prada Kanashiro, que também integra a Comissão, após dois anos promovendo o Encontro e tendo um resultado de sucesso, esta edição, com o tema “Fortalecendo Vínculos e Promovendo a Excelência no Ensino da Medicina Veterinária”, visa não apenas avivar os laços entre os coordenadores, mas também incentivar o aprimoramento contínuo do ensino da Medicina Veterinária no Brasil.

Expectativa

Este ano, além do “CRMV-SP Escuta Coordenadores”, haverá também o “Café e Prosa”, momento para conversa descontraída e networking entre os participantes. O professor Antonio Aguiar ressalta a expectativa de um ótimo evento. “Foi um prazer contribuir ao longo desses três anos com a melhoria do ensino”, declara.

Entre os temas das palestras deste ano, responsabilidade técnica em instituições de ensino, com o presidente da Associação de Gestão Técnica Veterinária, Sérgio Lobato; responsabilidade civil e ética do médico-veterinário, com a advogada especializada em Direito da Medicina e Direito Veterinário, Renata Arruda; e a visão sistêmica como caminho para a educação do terceiro milênio, com a fundadora e presidente do Programa de Formação em Medicina Veterinária Sistêmica, Carla Abreu Soares.

“Reforçamos o convite a todos os Coordenadores para participarem ativamente deste evento, contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossa profissão”, destaca a professora Gláucia Kanashiro.

Data: 26 de abril de 2024 (sexta-feira)

Local: Sede do CRMV-SP (Rua Apeninos, 1.088 – Vila Mariana, São Paulo, SP)

Público-alvo: Coordenadores de cursos de Medicina Veterinária do estado de São Paulo

Programação:

8h – Recepção;
8h30 às 9h – Abertura;
9h às 10h – “Responsabilidade técnica em instituições de ensino superior (IES)”, com Sérgio Lobato;
10h às 10h30 – Café e Prosa;
10h30 às 11h30 – “Responsabilidade civil e ética do médico-veterinário: como estamos ensinando”, com Renata Arruda;
11h30 às 12h – Debate;
13h30 às 14h30 – “A visão sistêmica como um caminho na educação do 3º milênio”, com Carla Soares;
14h30 às 15h – Debate;
15h às 15h30 – Café e Prosa;
15h30 às 16h30 – CRMV-SP Escuta Coordenadores;
16h30 às 17h – Encerramento.

Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
III_Encontro_de_Coordenadores_de_Cursos_de_Medicina_Veterinaria_Freepik
Sala de aula com várias carteiras escolares e uma ampla janela ao fundo. Há também uma lousa verde.
Mulher em frente ao computador, com caderno na mesa e lápis em uma das mãos e teclado na outra mão, assistindo aula