Infestação de carrapatos em parque de Ribeirão Preto (SP) está controlada

Após um mês da infestação de carrapatos-estrela, no Parque Maurílio Biagi, em Ribeirão Preto, a prefeitura afirma que a situação está controlada no local. Segundo a assessoria de imprensa da administração, além da ausência de uma família de capivaras, que costumava visitar o parque, estão sendo realizadas podas do capim, todas as segundas-feiras, das 8h às 14h, como forma de combate.

A prefeitura instalou, ainda, placas avisando sobre os locais infestados, mas alerta que é preciso cuidado, pois os carrapatos também podem estar em outros pontos do parque. Os carrapatos-estrela são transmissores da febre maculosa, que em 2011, fez duas vítimas em Ribeirão Preto, sendo uma fatal. Os principais sintomas dessa doença são febre e dor no corpo.

No dia 28 de agosto, completou um ano que o parque foi reaberto ao público depois de uma remodelação.

Entenda o caso

Em 11 de agosto, representantes da Secretaria Municipal da Saúde anunciaram a infestação. Na ocasião, uma das explicações para o problema foi a presença de capivaras no local, animais que são hospedeiros do parasita. A possibilidade de fechar completamente o parque foi descartada, mas cogitou-se a possibilidade de fazer um isolamento na área onde os animais ficavam.

Abate em Campinas

Após a morte de três funcionários por febre maculosa, que trabalhavam no Lago do Café, entre os anos de 2006 e 2008, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sacrificou as capivaras do local. O abate ocorreu em março deste ano, em Campinas.

A justificativa para a eliminação dos animais é o fato da espécie ser hospedeira do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa e, por isso, representa risco à saúde de quem frequenta a área.

Investimento em Piracicaba

Em Piracicaba, uma universidade investiu quase R$ 1 milhão para cercar o campus na tentativa de evitar a presença de capivaras, após um rapaz morrer com febre maculosa em 2004. Na época, o abate não foi autorizado pelo Ibama.

Fonte: EPTV Campinas (acessado em 15/09/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40