Instagram realiza campanha para alertar sobre selfies com animais silvestres

Iniciativa surgiu a partir de estudos que mostram que 40% das fotos são feitas de forma abusiva ou inadequada
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

O Instagram, plataforma com mais de 800 milhões de usuários, deu início, no dia 4 de dezembro, a uma campanha internacional com o objetivo de alertar contra os maus-tratos a animais selvagens.

A iniciativa surgiu a partir de estudos da National Geographic e da ONG World Animal Protection (Proteção Animal Mundial) que mostram que, desde 2014, houve um aumento de 292% no número de selfies tiradas com esses animais, sendo 40% das fotos feitas de forma abusiva ou inadequada.

Durante a pesquisa, foram constatados exemplos de maus-tratos que revelam que muitos dos animais usados como atrações turísticas foram extraídos de forma ilegal da natureza.

De acordo com a World Animal Protection, o turismo com a vida selvagem de forma positiva é aquele em que os visitantes podem observar os animais no seu habitat natural, como em reservas ou santuários.

Alerta e código de conduta

A campanha alerta o usuário do Instagram sempre que for postada alguma I relacionada ao tema, com o seguinte aviso: “abuso ou venda de animais silvestres não são permitidos no Instagram”. A partir da mensagem é possível visitar uma página sobre a campanha sobre o contrabando ou abuso de animais.

Para reforçar a campanha, a World Animal Protection lançou também um código de conduta para turistas, chamado o Código da Selfie, que mostra a maneira adequada de tirar fotos sem prejudicar o bem-estar dos animais selvagens.

Hashtags

Atualmente, são centenas de hashtags utilizadas no Instagram relacionadas a selfies com animais selvagens, entre elas #TigerSelfie (Selfie com o tigre) e #KoalaSelfie (selfie com o coala).

O Instagram não revela as hashtags selecionadas, já que a empresa quer que usuários esbarrem nelas de forma aleatória, além de evitar aos que usam intencionalmente a plataforma para facilitar práticas ilícitas simplesmente pulem os avisos.

Relacionadas

onça pintada deitada em meio à natureza.
Tartaruga marinha embaixo da água.
imagem da campanha um elo pela vida mostrando uma mão segurando uma pata de cachorro.
Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40