O Instagram, plataforma com mais de 800 milhões de usuários, deu início, no dia 4 de dezembro, a uma campanha internacional com o objetivo de alertar contra os maus-tratos a animais selvagens.
A iniciativa surgiu a partir de estudos da National Geographic e da ONG World Animal Protection (Proteção Animal Mundial) que mostram que, desde 2014, houve um aumento de 292% no número de selfies tiradas com esses animais, sendo 40% das fotos feitas de forma abusiva ou inadequada.
Durante a pesquisa, foram constatados exemplos de maus-tratos que revelam que muitos dos animais usados como atrações turísticas foram extraídos de forma ilegal da natureza.
De acordo com a World Animal Protection, o turismo com a vida selvagem de forma positiva é aquele em que os visitantes podem observar os animais no seu habitat natural, como em reservas ou santuários.
Alerta e código de conduta
A campanha alerta o usuário do Instagram sempre que for postada alguma I relacionada ao tema, com o seguinte aviso: “abuso ou venda de animais silvestres não são permitidos no Instagram”. A partir da mensagem é possível visitar uma página sobre a campanha sobre o contrabando ou abuso de animais.
Para reforçar a campanha, a World Animal Protection lançou também um código de conduta para turistas, chamado o Código da Selfie, que mostra a maneira adequada de tirar fotos sem prejudicar o bem-estar dos animais selvagens.
Hashtags
Atualmente, são centenas de hashtags utilizadas no Instagram relacionadas a selfies com animais selvagens, entre elas #TigerSelfie (Selfie com o tigre) e #KoalaSelfie (selfie com o coala).
O Instagram não revela as hashtags selecionadas, já que a empresa quer que usuários esbarrem nelas de forma aleatória, além de evitar aos que usam intencionalmente a plataforma para facilitar práticas ilícitas simplesmente pulem os avisos.