Instituto Biológico bate recorde anual na Produção de Imunobiológicos

O ano de 2014 foi marcado por recordes positivos no Laboratório de Produção de Imunobiológicos do Instituto Biológico. Atendendo a solicitação do MAPA o instituto produziu as maiores partidas de sua história, batendo recordes na produção de tuberculina, e conclui o ano de 2014 produzindo 3.723.120 doses. Foram produzidas um milhão de doses a mais que 2013, ou seja, serão disponibilizados 34% mais imunobiológicos do que o ano passado.

Em 09 de julho de 2014, durante reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (MAPA), em Brasília, foi solicitado que o Instituto Biológico e o Tecpar, que possuem os dois únicos laboratórios que produzem antígenos para o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), aumentassem a quantidade de doses produzidas.

O Instituto Biológico mantinha o ritmo de crescimento de sua produção perto de 7% a cada ano, mas o MAPA considerou o índice insuficiente para atender o aumento da demanda, marcado por novas adesões dos Estados ao PNCEBT.

Segundo Ricardo Spacagna Jordão, médico veterinário responsável técnico da produção de imunobiológicos do Instituto Biológico, a estratégia foi produzir partidas maiores e menos frequentes, visto que os estoques não estavam suprindo a demanda e esta seria a melhor estratégia diante da infraestrutura existente.

Seguindo esta estratégia, o Instituto Biológico conclui o ano de 2014 produzindo 3.723.120 doses, a maior produção de sua história. Com taxa de crescimento em 34%, será possível ampliar o atendimento a demanda gerada pelo PNCEBT. A falta da tuberculina no campo acarreta prejuízos diretos e indiretos, tanto para produtores como para o controle e erradicação das duas mais importantes enfermidades que atingem o rebanho nacional.

Fonte: Instituto Biológico

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br