O Instituto de Zootecnia realizará, no dia 06 de julho, Treinamento em Exame de Fezes (OPG) em Pequenos Ruminantes para médicos-veterinários e estudantes de Medicina Veterinária que trabalham ou desejam trabalhar com ovinos e caprinos, em Nova Odessa (SP).
“Atualmente, o maior problema no controle da verminose é a resistência que os nematoides, em especial Haemonchus contortus, o mais patogênico deles, adquire contra anti-helmínticos. O lançamento de novos princípios ativos de vermífugo no mercado tem sido cada vez mais raro, e, mesmo sem contato, já poderão existir vermes resistentes antes da introdução de novas moléculas. Por causa disso, o exame que realiza a contagem de ovos dos helmintos nas fezes, conhecido por suas iniciais OPG (ovos por grama de fezes), é extremamente necessário a fim de que se possa conhecer a eficácia do vermífugo”, esclarece a professora e doutora Cecília Veríssimo.
Outra vantagem desse exame é identificar animais resistentes e suscetíveis à verminose, a fim de selecionar os resistentes e/ou descartar os suscetíveis, saber se é realmente a verminose que está afetando os animais ou alguma outra doença, como Cooccidiose ou Eimeriose, entre outras.
Informações sobre a inscrição e local do evento podem ser encontradas no
site do IZ