Integrantes de comissão do CRMV-SP assinam capítulos de livro sobre animais de laboratório

Publicação engloba a produção de 57 colaboradores altamente qualificados nas mais importantes instituições acadêmicas do País
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Adobe Stock

As médicas-veterinárias Rosália Regina de Luca e Cláudia Madalena Cabrera Mori, integrantes da Comissão Técnica de Animais de Experimentação em Ensino e Pesquisa, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), estão entre os profissionais que assinam o livro “Cuidados e Manejo de Animais de Laboratório”.

O volume, cuja segunda edição foi, recentemente, publicada pela editora Atheneu, engloba produções de 57 colaboradores altamente qualificados nas mais importantes instituições acadêmicas do País.

São 38 capítulos, que abordam dez principais temas: Histórico; Impacto das Instalações; Gestão de Biotério; Espécies Convencionais de Animais de Laboratório; Espécies Não Convencionais; Controle de Qualidade Ambiental e Animal; Biotecnologia; Procedimentos Experimentais e Implicações; Alternativas ao Uso de Animais e Biossegurança.

A publicação reflete as grandes transformações da Ciência em Animais de Laboratório, como a criação da Lei Arouca, como é conhecida a Lei 11.794, publicada em 8 de agosto de 2008, e que veio a promover melhorias importantes e significativas na forma como os animais são criados, mantidos e usados, com adoção de critérios, estabelecimentos de normas de maneira a beneficiar a todos.

Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.