IPC apoia debate da OIE para mudança de nomenclatura de doenças

O International Poultry Council (IPC), órgão máximo da avicultura mundial, declarou seu apoio à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no debate pela mudança da nomenclatura de doenças em animais, especialmente no caso de vírus “influenza”.

De acordo com o vice-presidente do IPC, o brasileiro Ricardo Santin, também vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o objetivo é desfazer a circulação de informações equivocadas com referências à produção animal, evitando prejuízos e insegurança na população.

“Não é incomum vermos referenciadas como ‘gripe aviária’ as enfermidades causadas pelo vírus de influenza registradas em alguns polos produtivos no mundo afora. No Brasil, nunca enfrentamos este problema. Em outros países, entretanto, são notáveis os impactos econômicos e sociais nas regiões com focos da enfermidade. Na maioria dos casos, são situações isoladas e com rápida solução. Os prejuízos causados pela redução de consumo do produto, entretanto, são mais duradouros e, em algumas situações, chegam a bilhões de dólares”, destaca Santin.

Antes de chegar à OIE, o tema esteve na pauta do último encontro promovido pelo IPC no início de maio, em Istambul (Turquia). Santin lembra que situação semelhante ocorreu recentemente com relação à H1N1, a Gripe A. Nos primeiros registros do problema, a imprensa usava uma nomenclatura que fazia referência direta ao setor de suínos.

“Referenciar o problema a uma cadeia produtiva é impreciso e só causa prejuízos e desconfiança dos consumidores. Temos, também, propostas de mudanças para as nomenclaturas de enfermidades que afetam as aves, evitando que problemas pontuais prejudiquem todo um mercado de forma injustificável”, destaca Santin.

Fonte:Boletim da Avicultura Industrial

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40