Má higienização das orelhas pode causar otites nos pets

As orelhas dos animais são tão sensíveis quanto as dos humanos. Por isso, os cuidados durante o processo de higienização são importantes para manter a saúde e bem-estar dos pets, especialmente evitando otites. O problema tem diversas causas e pode estar relacionado à limpeza das orelhas dos animais em casa e também em pet shops.

A médica veterinária Amanda Sonnewend afirma que essa inflamação causa dores nos cães e gatos e, quando não é bem tratada, pode evoluir para a perda da audição dos animais. “Cães com orelhas caídas (pendular) ou com excesso de pelos estão mais propensos a terem a inflamação, o que pode causar muito desconforto”, explica Amanda.

Segundo a veterinária, a higienização é sempre importante, mas deve ser feita da forma correta. “Deve-se evitar que o jato de água atinja o canal auditivo. A orelha também precisa ser muito bem seca após o banho. A umidade propicia o desenvolvimento da otite e facilita a proliferação de microorganismos, como bactérias, fungos e parasitas”, diz ela.

A observação do comportamento dos pets pode ser um pré-diagnóstico. A dica de Amanda é que os donos prestem atenção nos sinais dos animais de estimação para que eles recebam tratamento adequado o quanto antes. “Quando há um início de otite, cães e gatos chacoalham muito a cabeça ou coçam exageradamente as orelhas. Alguns apresentam secreções, vermelhidão e desenvolvem um odor mais forte do que o normal”, completa.

Amanda explica ainda que em casos muito graves, o animal pode apresentar desorientação e desequilíbrio, caracterizados por sinais neurológicos. Apesar de ser mais comuns em cães, pela quantidade de banhos e formatos das orelhas, a otite também atinge os gatos.

Quando a doença se instala, para que o tratamento seja eficiente, é necessário que seja feita a higienização correta com medicamentos que removam as secreções. Após a higienização, a profissional lembra a necessidade de aplicar um medicamento que alivie as dores no local e combata a causa da otite.

“O diagnóstico preciso sobre a inflamação deve ser dado apenas por um profissional veterinário”, lembra a profissional.

Fonte: Itu.com.br (acessado em 02/08/2011)

Cão de porte pequeno está dentro de uma caixa de transporte de animais, a qual está com a porta aberta. O animal está com a língua de fora.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA