Mapa disponibiliza “Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação”

Edição traz orientações técnica sobre manejo de cães e gatos em criadouros, ONGs, pets shops e nas residências dos tutores
Texto: Comunicação do CRMV-SP
Foto: Pixabay

Está disponível o “Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação”, que foi viabilizado pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação (CSPET), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O material, desenvolvido com a participação de diversas entidades da cadeia de produtos e serviços para animais de estimação, tem por objetivo preservar as diversas espécies de cães, gatos, peixes ornamentais, aves canoras e ornamentais, além de pequenos répteis e mamíferos.

A primeira edição traz orientações técnicas sobre manejo de cães e gatos em criadouros, ONGs de proteção animal, pets shops e nas residências dos tutores.

Outros quatro volumes serão publicados, cada um direcionado a uma espécie de animal de estimação. O segundo, será sobre aves canoras e ornamentais; o terceiro, sobre peixes ornamentais; e o quarto, sobre pequenos mamíferos e répteis, os chamados pets não convencionais.

Debate público

Com a coordenação da pesquisadora da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás e coordenadora do grupo de trabalho de capacitação da Câmara, Kellen de Sousa Oliveira, a coletânea apresenta as melhores práticas observadas por especialistas, como médicos-veterinários, zootecnistas, membros de associações de criadores, os segmentos de comércio, serviços e indústria, bem como órgãos oficiais do Agronegócio.

A ideia é contribuir com o debate público acerca da segurança, da preservação e do bem-estar dos animais de estimação nascidos em criadouros, bem como combater a caça, o tráfico e os maus-tratos e, ao mesmo tempo, auxiliar criadouros legalizados a melhorar sua operação continuamente.

Confira o Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação

Relacionadas

A imagem mostra um homem segurando um tablet. Na tela do tablet, está a capa do Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP.
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra um cão com uma pequena gravatinha ao pescoço. Ao fundo, logotipos coloridos que lembram o carnaval.
Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40