MCTI e CRMV-SP lançam cartilha sobre Monkeypox em animais

Evento ocorrerá nesta terça-feira (20), nos canais digitais do MCTI, a partir das 17h30
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: iStock peterschreiber.media

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da RedeVírus MCTI, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) apresentam nesta terça-feira (20), às 17h30, a cartilha ‘Monkeypox em Animais’. O evento terá transmissão on-line nos canais digitais do MCTI.

O conteúdo é destinado a orientar médicos-veterinários de todo o País sobre procedimentos para atuação frente a possíveis casos de Monkeypox (também conhecida como Varíola dos Macacos ou Varíola Símia) causada pelo vírus monkeypox em animais. As orientações envolvem a identificação da doença em animais, laboratórios de apoio da rede PREVIR-MCTI para encaminhamento de material para diagnóstico, prevenção e notificação dos casos suspeitos às equipes de saúde locais.

Após o lançamento, a cartilha estará disponível na plataforma do CRMV-SP.

Casos confirmados

O primeiro caso de Monkeypox em animais no Brasil foi confirmado em agosto, em um cachorro na região de Juiz de Fora (MG). Outro caso similar já havia sido relatado na França, fazendo com que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (em inglês Centers for Disease Control and Prevention – CDC) dos Estados Unidos incluísse cães e gatos na lista de espécies que podem ser infectadas.

A transmissão ocorre por contato direto ou indireto com o paciente (humano ou animal infectado), através do sangue, fluídos corpóreos, ou contato com as lesões (vesículas, bolhas ou pústulas).

Além das lesões na pele, o animal infectado também pode apresentar inapetência, letargia, secreções nasais ou oculares, tosse, febre, edema e prurido.

Relacionadas

Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
A foto mostra um cão mordendo um osso. Ao fundo, a cor da parede é laranja, em ocasião da campanha Abril Laranja.
cattle-930824_1280
24_11_Deinter_7 (267)

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40