Medidas de biosseguridade protegem setor avícola

Segundo um estudo da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, o custo de implantação de medidas de biosseguridade em propriedades agrícolas produtoras de ovos seria bastante viável. “Se o produtor implantar todas as normas de biosseguridade, o custo de uma caixa com 30 dúzias de ovos ficaria com um preço médio de R$58,37 [valores de junho de 2013]. Sem a adoção dessas medidas, o preço gira em torno de R$57,15, na média”, explica o médico veterinário da USP, Luciano Lagatta.

As medidas de biosseguridade visam mitigar os riscos para doenças como influenza aviária, micoplasmose, salmoneloses, doença de NewCastle, laringotraqueíte infecciosa de galinhas, entre outras. “Se o Brasil tivesse um único caso de influenza aviária, doença inexistente no país, toda a exportação brasileira do setor seria imediatamente interrompida, causando prejuízos gigantescos”, alerta pesquisador.

Em sua dissertação de mestrado, Lagatta buscou verificar o custo de implantação de medidas de biosseguridade estabelecidas pelas Instruções Normativas n° 56/2007, n° 59/2009, n° 36/2012 e n° 10/2013 publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O trabalho foi apresentado no dia 6 de março ao Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da FMVZ, no campus de Pirassununga, sob a orientação do professor Augusto Hauber Gameiro.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40