Membros da Comissão Permanente de Tomada de Contas são empossados

Examinar e emitir pareceres sobre as contas do CRMV-SP, por meio da análise dos balanços e do relatório contábil da entidade, é a missão do grupo.
Texto e fotos: Comunicação CRMV-SP

Com a presença da Diretoria, os integrantes da Comissão Permanente de Tomada de Contas foram empossados na última sexta-feira (24), na sede do CRMV-SP. Dentre as atividades do grupo está a emissão de pareceres sobre a regularidade da prestação de contas do ano em exercício perante o Tribunal de Contas da União (TCU).

Para o presidente da autarquia, Odemilson Donizete Mossero, a Comissão tem muita responsabilidade porque o trabalho executado por seus integrantes viabiliza a transparência da atuação do Conselho. “Essa comissão, existente desde 1970, acompanha de perto as contas do Regional por meio da análise dos balanços e dos relatórios contábeis” diz Mossero. 

Martin Jacques Cavaliero, presidente da Comissão, explica que as atividades do grupo estão relacionadas ao acompanhamento da execução orçamentária por meio da verificação mensal de despesas e receitas da autarquia. “Os dados mostram que a autarquia está de acordo com os preceitos de boa governança do TCU, em sintonia com o planejamento e a previsão orçamentária”, diz.

Tais informações também contribuem para que os profissionais conheçam o histórico do Conselho ao longo dos anos.  Todas as prestações de contas do Regional, desde o exercício de 2014, estão disponíveis para consulta em seu Portal da Transparência.

Agilidade nas informações

A divulgação dos números relacionados às contas do Conselho e o avanço tecnológico das ferramentas que agilizam este trabalho estão, segundo o presidente da Comissão, exigindo um ritmo mais acelerado e seguro das atividades pelo grupo.

“Nosso objetivo é trabalhar a partir de um sistema totalmente informatizado para apuração de resultados mensais de receitas e despesas, eliminando a necessidade de verificação de pastas físicas com documentações impressas”, afirma Cavaliero.

Segundo o presidente, as medidas visam reduzir significativamente os gastos com papel e impressão, bem como a possibilidade de acessar remotamente o sistema para conferências, utilização de assinatura digital e, consequente, redução dos custos.

Relacionadas

A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.
Comunicado
A imagem mostra uma moça sorrindo e apontando para a cédula de identidade profissional.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40