Ministério da Agricultura pretende ampliar projetos na área de bem-estar animal

Ainda em janeiro, está prevista a publicação de edital de contratação de equipes para projetos na Bovinocultura leiteira e de corte e na Ovinocaprinocultura
Texto: Comunicação CFMV/Mapa (adaptado pela Comunicação CRMV-SP) / Foto: Adobe Stock

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou planos de medidas voltadas para o bem-estar animal em 2018. O trabalho será conduzido pela Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal (BEA), que vai expandir suas atividades com contratação de profissionais por meio de acordo com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Já em janeiro, está prevista a publicação de edital de contratação de equipes para projetos na Bovinocultura leiteira e de corte e na Ovinocaprinocultura. No segundo semestre, serão abertos dois novos editais para elaboração de material e treinamento em boas práticas no transporte e abate humanitário de equídeos e boas práticas na Aquicultura e abate humanitário de peixes.

O Ministério também dará continuidade às atividades de sensibilização e capacitação da mão de obra em parceria com Embrapa, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e associações estaduais de criadores de suínos para boas práticas e bem-estar na suinocultura.

Na Embrapa Suínos e Aves e associações estaduais de produtores, o foco será nos avicultores com trabalhos em plantéis de postura, com divulgação das boas práticas para minimizar a dor e o estresse nos animais e a implantação de sistemas alternativos de alojamento dos plantéis.

Resistência aos antimicrobianos

Em todas as ações de sensibilização e capacitação dos trabalhadores será reforçada a importância da prevenção e combate à resistência aos antimicrobianos e também o vínculo entre saúde humana, animal e ambiental (conceito de Saúde Única).

Também serão editados materiais didáticos para condutores de veículos de transporte de animais vivos: suínos, bovinos e aves. O material foi desenvolvido em parceria com a Embrapa Suínos e Aves e com a BEA Consultoria.

Campanha do CFMV

No ano passado, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou uma campanha de Bem-estar Animal, com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre o tema.

A iniciativa divulga o conceito conhecido como Cinco Liberdades, um instrumento reconhecido mundialmente para diagnosticar o bem-estar animal e incluem os principais aspectos que influenciam a qualidade de vida do animal:

– a liberdade de sede, fome e má-nutrição;

– a liberdade de dor e doença;

– a liberdade de desconforto;

– a liberdade para expressar o comportamento natural da espécie;

– a liberdade de medo e de estresse.

cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra um cão com uma pequena gravatinha ao pescoço. Ao fundo, logotipos coloridos que lembram o carnaval.
Imagem mostra cão passeando.