MT: 3º maior rebanho de brahman do País; o maior em média por criatório

O Estado de Mato Grosso é um dos maiores produtores de gado da raça brahman do Brasil, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

No ranking da ABCZ, Mato Grosso, com 38 criatórios (7º lugar), possui um rebanho de 5.769 animais. Esses números conferem ao Estado a maior média de animais por criatório: 152. É exatamente o dobro da média do estado campeão, São Paulo (76), que possui 268 criatórios e um total de 20.541 animais.

Esses números foram levantados nos últimos dois anos (de 1º de junho de 2007 a 1º de junho de 2009) pelo Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas, órgão da ABCZ. Foram registrados em todo o País 896 criadores de brahman, distribuídos em 22 estados da federação, mais o Distrito Federal. Só não existem criatórios de brahman registrados nos estados de Roraima, Amapá, Ceará e Alagoas.

Ao todo foram registrados 58.149 animais. Nesses últimos dois anos foram efetuados 35.321 registros de nascimentos, dos quais 17.272 foram machos e 18.049, fêmeas. Com relação aos registros definitivos, um total de 22.828, com 4.063 machos e 18.765 fêmeas. “Esses números demonstram o rápido crescimento do brahman no Brasil e em Mato Grosso”, observou André Zambrim, presidente da Associação de Criadores de Brahman de Mato Grosso (ACBMT) e diretor executivo do Grupo IMA, um dos maiores criadores do Estado.

Workshop e Leilão

Neste sábado (07/11) quem comparecer à Estância IMA-Taj Mahal, poderá conhecer um pouco sobre a criação de brahman em Mato Grosso. Lá acontecerá o Workshop e Leilão do Grupo IMA, que reunirá cerca de 500 pessoas, entre criadores e profissionais do setor, entre médicos veterinários e zootecnistas.

Chris Chivers, Presidente Executivo da ABBA (sigla em inglês da Associação Norte-americana de Criadores de Brahman), a atriz Regina Duarte, a apresentadora Ana Maria Braga e outros 17 grandes criadores do Brasil e do mundo, parceiros do Grupo IMA, já confirmaram presença.

Fonte: Portal do Agronegócio (acesso em 06/11/09)

Foto: Freepik
Grupo_de_apoio_mutuo_13 (36)
Card-twitter-2---Célia-SP
CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.