Não leve seu pet para a folia: ele pode sofrer com estresse e ansiedade

Tutores devem, acima de tudo, priorizar o bem-estar e a saúde dos animais
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: PixAbay

No período de Carnaval é cada vez mais comum que os foliões queiram levar seus animais de estimação aos eventos, como festas e blocos de rua. A decisão, no entanto, pode custar o bem-estar e até a saúde do pet, isso porque os ambientes em que os eventos ocorrem somam fatores como som muito alto, aglomeração de pessoas, temperaturas elevadas, entre outros.

“O som alto, tanto da música quanto o gerado pela multidão, pode incomodar e muito o seu cão, gerando ansiedade e estresse”, afirma a médica-veterinária Carolina Filippos, que integra a Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

No que diz respeito ao público, os tutores devem lembrar que blocos e festas de Carnaval com freqüência têm aglomerações, o que também é motivo de alerta para a segurança do pet. A médica-veterinária argumenta que, na ocorrência de alguma movimentação diferente, há o risco de o animal ser pisoteado. “É necessário ainda observar a temperatura ambiente e o tempo de caminhada”, enfatiza Carolina.

Ela explica que calor, sol e esforço em excesso podem ser muito prejudiciais, especialmente aos animais braquicefálicos – cuja anatomia do focinho é curta, como ocorre com o bulldogs, shih-tzu e boxer –, que possuem uma respiração mais delicada. Essa exposição pode causar o “Heat Stroke” (insolação) e a temperatura do asfalto provocar queimaduras nos coxins (almofadinhas das patas).

O pet pode se ferir em resíduos descartados no chão, como latas, vidros, além de comer algo e ter problemas gastrointestinais

(Carolina Filippos)

A Folia em casa também merece atenção

Para quem mora perto de regiões em que são realizadas festas, também é possível que os animais se sintam incomodados, com medo ou agitação, principalmente em decorrência dos ruídos altos.

A dica é organizar um ambiente aconchegante ao animal, preferencialmente, em um espaço da casa em que ele demonstre se sentir mais confortável e protegido. Caminhas acolchoadas e cobertores podem ajudar nesse sentido. “Uma alternativa é colocar algodão nas orelhas para abafar o barulho”, orienta Carolina, enfatizando que há casos em que é necessário tratamento medicamentoso para aliviar o estresse, para isso, é preciso consultar um médico-veterinário.

Cuidado com as fantasias

Tutores de pets que apresentam comportamento normal durante a folia, costumam vesti-los com fantasias, mas essa decisão merece algumas considerações para a garantia do bem-estar dos animais.

“Devem ser evitados os tecidos sintéticos, lembrando que nessa época do ano faz bastante calor”, alerta a médica-veterinária, ressaltando que é fundamental observar os adereços, que, muitas vezes, têm peças que se desprendem e podem ser ingeridas ou até ferir o animal.

Relacionadas

Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra um cão com uma pequena gravatinha ao pescoço. Ao fundo, logotipos coloridos que lembram o carnaval.
Seis pessoas em pé, sendo cinco homens e uma mulher. Eles estão lado a lado, quatro deles estão segurando placas de homenagem
09.09.19_Jubileu_de_Ouro_Homenagens (3)

Mais Lidas

Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo