Nova resolução aprova Sistema de Certificação para cursos de Medicina Veterinária

Idealizada pela Comissão de Educação do CRMV-SP, norma estabelece critérios de qualidade para instituições de ensino superior
Texto e fotos: Divulgação/CRMV-SP

Com o objetivo de cooperar para que a formação de médicos-veterinários alcance a excelência, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) aprovou na última semana durante a 547ª Sessão Plenária Ordinária resolução que institui Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no estado de São Paulo.

A certificação dos cursos, idealizada pela Comissão Técnica de Educação do Regional, será voluntária e ocorrerá em três níveis: bronze, prata e ouro, com validade de três, quatro e cinco anos, respectivamente.  O processo de avaliação será realizado conforme edital a ser publicado no primeiro semestre de 2023, e os requisitos de habilitação estabelecidos pela Resolução CRMV-SP 2.994, aprovada no dia 15 de dezembro.

“Dentro do trabalho que respalda esta gestão, temos como grande alicerce justamente a aproximação do Conselho junto às universidades, pois elas são o berço da Medicina Veterinária. Queremos viabilizar ferramentas que possam contribuir para a melhoria no ensino. Um projeto como este estimula a busca pela excelência e faz com que haja um aspecto qualitativo amplificado dentro de suas instituições”, destaca Fábio Manhoso, vice-presidente do CRMV-SP e presidente da Comissão Técnica de Educação.

Para o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, a iniciativa está alinhada às três principais frentes de atuação da gestão: ouvir os profissionais que já estão no mercado de trabalho, por meio dos CRMVs Escuta, evento realizado regionalmente; orientar os recém formados, com as palestras ministradas durante as cerimônias de entrega de cédulas; e o estudante, aproximando o Conselho das instituições de ensino superior.

“Queremos colaborar para que a sociedade escolha o melhor caminho, e para com o futuro dos nossos filhos. É importante que a formação esteja à altura dos anseios das famílias que tanto batalham e do futuro profissional que abraça esta carreira tão nobre que é a da Medicina Veterinária, e também de sua família. Cuidar da educação é mais do que zelar pela classe, é cuidar para que no futuro a sociedade seja bem atendida e esteja protegida”, ressalta Mossero.

Requisitos e critérios de avaliação

Para submissão de documentos e avaliação de forma a obter os selos de qualidade, o curso deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação ou Conselho Estadual de Educação de São Paulo, e estar em funcionamento há, no mínimo, 10 anos.

“A avaliação será feita pelos membros da Comissão de Educação, sempre em dupla, assessorados por um técnico do Conselho Regional. Será realizada análise documental das instituições inscritas e aquelas selecionadas por critério qualitativo receberão, dentro do número de vagas estabelecido no edital, as visitas in loco. O relatório da Comissão de Educação será submetido, ainda, à Plenária para homologação final”, afirma Manhoso.

Para certificação no nível bronze, será exigido o conceito máximo em pelo menos 70% dos indicadores do Instrumento de Avaliação a ser publicado em edital, no nível prata, 80%, e no nível outro, 90%. As avaliações serão feitas a partir de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e técnico-administrativo, e infraestrutura.

Imagem traz o modelo dos selos de certificação nos níveis prata, ouro e bronze. O selo é no formato de insígnia, com uma faixa na vertical que traz a logo do CRMV-SP sem o símbolo e uma medalha logo abaixo com o símbolo do Regional ao centro - serpente enrolada em um cajado. Na borda os dizeres: graduação certificada Medicina Veterinária
Certificação será em três níveis: bronze, prata e ouro, com validade de três, quatro e cinco anos, respectivamente
Lançamento do edital

O presidente da Comissão Técnica de Educação, Fábio Manhoso, afirma ter a perspectiva de lançar o edital para o primeiro ciclo de avaliação do Sistema de Certificação durante o II Encontro de Coordenadores de Curso em Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, a ser realizado na capital paulista no dia 28 de abril.

A intenção é apresentar aos coordenadores de curso o instrumento de avaliação e os critérios do processo de certificação em detalhe. “O Conselho está buscando formas e ferramentas de valorizar cada vez o ensino da Medicina Veterinária no estado de São Paulo. O instrumento de avaliação irá estipular os critérios a serem analisados para a certificação, mas também servirá de apoio às instituições, pois traz uma ferramenta de gestão para que os coordenadores possam aprimorar os seus cursos”, conclui Manhoso.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.