A Diarréia Epidêmica Suína (PEDv), em surto nos Estados Unidos, tem se mostrado mais difícil ser contida do que os médicos veterinários pensavam. Uma granja de Indiana confirmou um segundo surto de vírus PED.
Um esforço estadual e federal para acabar com o vírus da PED estava trabalhando com o pressuposto de que um porco, uma vez infectado, desenvolve imunidade e não seria mais atingido pela doença pelo menos por alguns anos. No entanto, o surto em Indiana desfez a teoria.
No segundo caso em Indiana, o sequenciamento genético mostrou a mesma cepa do vírus PED registrado no primeiro surto, em maio de 2013, de acordo com o médico veterinário responsável pela granja, Matt Ackerman. “Leitões nascidos de porcas que foram infectados por uma segunda vez, tem uma taxa de mortalidade de cerca de 30%, em comparação com uma taxa de mortalidade de quase 100% entre os leitões recém-nascidos durante o primeiro surto”, afirmou o médico veterinário, acrescentando que a granja faz um excelente trabalho de saneamento, tornando mais intrigante o caso de repetição do vírus PED.
Fonte: Portal do CFMV.