Omã facilita importações de frango do Brasil

O governo de Omã anunciou o cancelamento da exigência de declaração adicional de vacina contra o vírus H5N1, causador da gripe aviária, para os frangos exportados pelo Brasil. “Isto agiliza e diminui, em parte, o custo da legalização [das cargas]”, afirma Ricardo Santin, vice-presidente de Aves da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), sobre os benefícios que a decisão do país árabe terá sobre as vendas brasileiras de frango para o país árabe.

Santin explica que, por ser livre da doença, o Brasil nunca vacinou sua produção de aves contra a gripe aviária. Apesar disso, para as vendas direcionadas a Omã, eram necessárias declarações extras emitidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atestando a saúde das aves.

Ele conta que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em francês) já atesta que o Brasil é livre de contaminação do H5N1 e que, agora, o governo de Omã está reconhecendo este fato. “Isso evita retrabalho e serviço para as embaixadas, e desburocratiza o processo [de exportação]”, avalia.

Dados da ABPA mostram que, de janeiro a maio, o Brasil exportou 27.604 toneladas de frango para Omã. “Houve um aumento de 2,9% no volume de vendas”, destaca Santin, comparando as exportações com o mesmo período do ano passado. “É um comércio bem estruturado e positivo”, ressalta.

O executivo avalia que o cancelamento da exigência do certificado adicional é importante por ser “uma manifestação pública da reiteração da confiança no sistema brasileiro. “Isso vai facilitar os negócios que já temos. Omã é um grande cliente”, completa.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br