Pesquisa mostra diferenças e semelhanças entre tutores de cães e gatos

De dietas e preferência de exercícios físicos até escolhas de relacionamento e carreira, a pesquisa mostra que os cães geralmente têm uma influência maior nas decisões de seus tutores do que os gatos
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa para observar as diferenças e semelhanças entre mil tutores de cães e mil tutores de gatos, da Mars Petcare, empresa de alimentos para pets do mundo e líder global no segmento, mostra que as pessoas que gostam de gatos têm mais propensão a serem criativas e quase quatro vezes mais chances de trabalhar com áreas que envolvem inovação e criação.

Já os amantes de cães tendem a ganhar mais dinheiro, o que pode estar ligado ao fato de serem mais propensos a trabalhar na área financeira. A renda extra pode ajudar os tutores de cães, já que eles tendem a gastar 33% a mais em roupas e acessórios e 26% a mais em entretenimento do que os tutores de gatos.

Falando sobre entretenimento, os chamados “gateiros” são mais propensos a assistir documentários, musicais e filmes indie. Os amantes de cães são grandes fãs de terror e ação, mas também gostam de histórias românticas.

Os tutores de gatos são mais propensos a desfrutar de hobbies mais leves, gostam de ler, escrever e realizar trabalhos manuais como, por exemplo, jardinagem. Já os de cães, gostam de atividades mais agitadas, como esportes, ioga, dança e viagens, demonstrando a necessidade de gastar energia em um nível semelhante ao de seus próprios pets.

Terapia

O impacto positivo dos pets é nítido. A pesquisa descobriu que os cães são muito mais propensos a melhorar a vida de seus tutores por meio de atividades físicas do que os gatos (45% contra 8%). Os tutores de cães também são mais propensos a serem corredores, sendo que 25% dizem correr regularmente, contra apenas 16% dos de felinos.

Os tutores de gatos são mais propensos a dividir os pensamentos e segredos mais íntimos com seu pet (23% contra 19% para tutores de cães), são mais propensos a dar crédito ao seu animal de companhia pela redução do estresse (70% contra 66%) e também pelo conforto em momentos de tristeza, como, por exemplo, a perda de um ente querido.

Pets representam parte essencial da sociedade e fornecem um apoio valioso em facilitar a interação humana e os contatos sociais

(Jam Stewart, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Mars Pet Nutrition)

Influência

Apesar das diferenças, tutores de gatos e cães têm algumas coisas em comum, especialmente, quando se trata de viagens e planejamento de vida. Mais de um quinto deles leva seu animal de companhia nas férias, um quarto faz as refeições diárias acompanhados de seus pets e mais de um terço compra presentes em aniversários e datas comemorativas.

Com laços tão fortes, não é surpresa que os pets influenciem fortemente o planejamento de vida semanal de seus tutores. Os cães têm um pouco mais de influência sobre como seus tutores tomam decisões, com mais de dois terços confirmando que o pet influencia diretamente seu planejamento (67% contra 58%).

Sobre a pesquisa

O estudo foi realizado, em setembro de 2017, pela OnePoll para a Mars Petcare. Foram entrevistados 1.000 tutores de gatos e 1.000 tutores de cães, nos Estados Unidos.

A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.
Mulher de óculos, jaleco branco e luvas azuis manipula tubos de ensaio em ambiente de pesquisa/laboratório.
Imagem mostra cão passeando.