Plenária define nova categoria da Premiação CRMV-SP e Política de Patrocínio

Na sessão, também foram discutidos temas relacionados à fiscalização, tomada de contas, financeiro, entre outros
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

A 579ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) foi realizada na última quinta-feira (13/08), na sede da autarquia, em São Paulo, sob a condução da nova composição da Diretoria Executiva. Na abertura, a presidente Daniela Pontes Chiebao e a vice-presidente Carolina Saraiva Filippos de Toledo apresentaram oficialmente como secretário-geral, o médico-veterinário Rodrigo Soares Mainardi (antes tesoureiro), e a nova tesoureira, Alessandra Marnie Gomes de Castro, que ocupava o cargo conselheira.

A presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, e o secretário-geral, José Maria dos Santos Filho, participaram da sessão e parabenizaram o trabalho desenvolvido pelo setor de Fiscalização do Regional.

A Plenária aprovou as categorias que serão laureadas na Premiação CRMV-SP 2025, prevista para acontecer em dezembro, e a publicação da Resolução nº 3.030/2025, que regulamenta a nova Política de Patrocínio e Apoio Institucional a eventos.

Entre os assuntos discutidos estiveram também fiscalização, prestação de contas e finanças. A Plenária aprovou também uma nota de desagravo público em defesa de uma médica-veterinária, diante de acusações sem respaldo técnico que afetaram sua dignidade profissional durante atendimento.

Premiação CRMV-SP

Durante a Plenária foi aprovada a criação de uma nova categoria na Premiação CRMV-SP: “Ensino da Zootecnia”. Com a decisão, será alterada a Resolução nº 1.922/2010, que regulamenta a premiação. A proposta foi apresentada pela presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento, Kátia de Oliveira, que indicou o zootecnista Mateus José Paranhos da Costa, falecido em julho, como patrono da nova categoria.

O profissional foi referência mundial nas áreas de Etologia e Bem-Estar Animal, e atuava como docente do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Jaboticabal. “A ideia desse prêmio é dar mais visibilidade aos zootecnistas que se dedicam ao ensino e à pesquisa, diferente da categoria ‘Zootecnia’, que é voltado aos profissionais da área técnica”, destacou Kátia.

As demais categorias da edição de 2025 da Premiação do CRMV-SP também foram votadas e este ano serão quatro: Defesa Sanitária Animal, Empreendedorismo, Ensino da Medicina Veterinária, e Ensino da Zootecnia. O prazo para indicações será aberto em breve.

Nova Política de Patrocínio

A Plenária também aprovou a implementação de uma nova Política de Patrocínio, que substituirá a norma vigente sobre apoio financeiro e institucional a eventos, feiras, exposições, projetos e publicações de caráter técnico científico ou cultural. A Resolução CRMV-SP nº 3.030/2025 foi publicada e agora estabelece diretrizes detalhadas e procedimentos para concessão.

“A intenção é democratizar e facilitar o acesso, dar mais transparência e organização ao processo, além de melhor alocar os recursos e ampliar a divulgação entre os interessados”, afirmou a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.

Com a mudança, serão adotadas duas modalidades: Seleção Pública, por meio de editais amplamente divulgados, e Escolha Direta, regulamentada por portaria específica para projetos de oportunidade e interesse do CRMV-SP. Para isso, a Plenária aprovou também a composição do Comitê de Patrocínio que ficará responsável pela análise da habilitação do credenciamento de empresa para atender à Política, que será composto pelas conselheiras: Kátia de Oliveira, Alessandra Gonzales e Tatiana Lembo.

Relacionadas

Um homem, de barba e bigode, vestido com colete preto e camisa de manga comprida xadrez, ao lado de uma mulher vestida com jaleco azul.
Mulher vestindo blusa verde e calça preta falando no microfone durante Simpósio Paulista de Leishmaniose Visceral.
Os membros da Diretoria do CRMV-SP também posaram com os premiados de 2024. Da esq. para dir.: a secretária-geral Ana Helena Pagotto Stuginski; Cintia Righetti Marcondes; a vice-presidente do Conselho, Carolina Saraiva Filippos de Toledo; Ricardo Moreira Calil; André Grespan; Adolorata Aparecida Bianco Carvalho; Celso da Costa Carrer; e o tesoureiro do Regional, Rodrigo Soares Mainardi.
Mesa com toalha branca contendo 3 placas de homenagem e flores.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br