A 579ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) foi realizada na última quinta-feira (13/08), na sede da autarquia, em São Paulo, sob a condução da nova composição da Diretoria Executiva. Na abertura, a presidente Daniela Pontes Chiebao e a vice-presidente Carolina Saraiva Filippos de Toledo apresentaram oficialmente como secretário-geral, o médico-veterinário Rodrigo Soares Mainardi (antes tesoureiro), e a nova tesoureira, Alessandra Marnie Gomes de Castro, que ocupava o cargo conselheira.
A presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, e o secretário-geral, José Maria dos Santos Filho, participaram da sessão e parabenizaram o trabalho desenvolvido pelo setor de Fiscalização do Regional.
A Plenária aprovou as categorias que serão laureadas na Premiação CRMV-SP 2025, prevista para acontecer em dezembro, e a publicação da Resolução nº 3.030/2025, que regulamenta a nova Política de Patrocínio e Apoio Institucional a eventos.
Entre os assuntos discutidos estiveram também fiscalização, prestação de contas e finanças. A Plenária aprovou também uma nota de desagravo público em defesa de uma médica-veterinária, diante de acusações sem respaldo técnico que afetaram sua dignidade profissional durante atendimento.
Premiação CRMV-SP
Durante a Plenária foi aprovada a criação de uma nova categoria na Premiação CRMV-SP: “Ensino da Zootecnia”. Com a decisão, será alterada a Resolução nº 1.922/2010, que regulamenta a premiação. A proposta foi apresentada pela presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento, Kátia de Oliveira, que indicou o zootecnista Mateus José Paranhos da Costa, falecido em julho, como patrono da nova categoria.
O profissional foi referência mundial nas áreas de Etologia e Bem-Estar Animal, e atuava como docente do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Jaboticabal. “A ideia desse prêmio é dar mais visibilidade aos zootecnistas que se dedicam ao ensino e à pesquisa, diferente da categoria ‘Zootecnia’, que é voltado aos profissionais da área técnica”, destacou Kátia.
As demais categorias da edição de 2025 da Premiação do CRMV-SP também foram votadas e este ano serão quatro: Defesa Sanitária Animal, Empreendedorismo, Ensino da Medicina Veterinária, e Ensino da Zootecnia. O prazo para indicações será aberto em breve.
Nova Política de Patrocínio
A Plenária também aprovou a implementação de uma nova Política de Patrocínio, que substituirá a norma vigente sobre apoio financeiro e institucional a eventos, feiras, exposições, projetos e publicações de caráter técnico científico ou cultural. A Resolução CRMV-SP nº 3.030/2025 foi publicada e agora estabelece diretrizes detalhadas e procedimentos para concessão.
“A intenção é democratizar e facilitar o acesso, dar mais transparência e organização ao processo, além de melhor alocar os recursos e ampliar a divulgação entre os interessados”, afirmou a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.
Com a mudança, serão adotadas duas modalidades: Seleção Pública, por meio de editais amplamente divulgados, e Escolha Direta, regulamentada por portaria específica para projetos de oportunidade e interesse do CRMV-SP. Para isso, a Plenária aprovou também a composição do Comitê de Patrocínio que ficará responsável pela análise da habilitação do credenciamento de empresa para atender à Política, que será composto pelas conselheiras: Kátia de Oliveira, Alessandra Gonzales e Tatiana Lembo.