Prefeitura sanciona lei que proíbe transporte de cargas vivas em Santos, SP

O projeto foi aprovado após duas discussões na Câmara Municipal de Santos
Texto: Portal G1 (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Adobe Stock

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), sancionou, na quarta-feira (18/04), durante solenidade no Palácio José Bonifácio, o projeto de lei que proíbe o transporte de cargas vivas nas áreas urbanas e de expansão urbana na cidade do litoral paulista.

O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal, no dia 26 de março, após duas discussões. O texto foi elaborado pelo vereador Benedito Furtado (PSB), que também é presidente da Frente Parlamentar Regional do Bem Estar Animal.

Após a primeira discussão, cinco emendas foram adicionadas ao projeto de lei complementar, solicitadas por outros vereadores e pela própria população.

O projeto prevê exceção para animais domésticos; de uso terapêutico em projetos educativos e medicinais; à serviços das forças policiais; animais que passarão por cuidados médicos; utilizados para atividades esportivas; e destinados à preservação ambiental.

Parecer técnico

Texto prevê ainda que animais com doenças ou ferimentos graves passem por um médico-veterinário, que irá emitir um parecer técnico para decidir seu destino, e proíbe maus-tratos contra os animais. De acordo com o prefeito, a legislação não estava clara em relação a esse tipo de transporte e suas regras.

“Hoje, temos uma lei aprovada por unanimidade na Câmara, proibindo esse tipo de transporte no território urbano de Santos. Nós tivemos algumas ocorrências (de transporte de carga viva) recentemente, em que promovemos diversas autuações por maus-tratos e pela própria sujeira ocasionada na cidade, gerando multa aos responsáveis”, afirma Barbosa.

Relacionadas

Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.
Imagem mostra uma mão revestida com luva branca segurando a pata de um animal. Só aparece a pata e o tronco do animal, que provavelmente é um gato. O destaque é o pelo, que é bem bonito.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40