A equipe do Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, de São Carlos (a 230 km de São Paulo), tem trabalho extra todo final de ano. Nesse período, aumenta o número de partos dos animais do zoológico e a chegada de recém-nascidos órfãos, que são adotados pelo parque.
O berçário do zoo é responsável atualmente pelo tratamento de oito pequenos gambás, adotados pela equipe depois do atropelamento das mães e de outros acidentes, além dos nascidos no próprio local. Os visitantes também poderão acompanhar os cuidados com os filhotes de tucano, macaco-aranha, tamanduá-mirim, perdiz e outros bichos.
Os visitantes podem acompanhar todos os cuidados do berçário, que é separado do público com vidros. “A proposta é despertar o senso de preservação nas pessoas”, explica Ariane Maria Leoni, bióloga responsável pelo berçário.
A visita também é um bom momento para aprender um pouco mais sobre biologia e comportamento animal. Os ovos de iguana, por exemplo, ficam incubados por cem dias até o nascimento do réptil. O ovo do macuco é verde porque na hora da postura a fêmea libera um pigmento para tingi-lo. Essa é uma maneira da ave camuflar o ovo na natureza.
O Parque Ecológico de São Carlos tem 650 animais de 94 espécies e recebe 200 mil pessoas por ano. É um dos zoológicos mais importantes do país e um dos únicos parques do mundo a devolver, ao ambiente natural, animais nascidos em cativeiro.
Os interessados podem visitar o local de terça a domingo, das 8h00 às 16h30. O parque fica na Rodovia Washington Luis, SP 210, km 235, acesso pela Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 02, ao lado da UFSCar. Mais informações pelo site www.pesc.org.br
Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada