Público poderá conhecer filhotes de gambá, tucano, tamanduá e perdiz no zoológico de São Carlos

A equipe do Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, de São Carlos (a 230 km de São Paulo), tem trabalho extra todo final de ano. Nesse período, aumenta o número de partos dos animais do zoológico e a chegada de recém-nascidos órfãos, que são adotados pelo parque.

O berçário do zoo é responsável atualmente pelo tratamento de oito pequenos gambás, adotados pela equipe depois do atropelamento das mães e de outros acidentes, além dos nascidos no próprio local. Os visitantes também poderão acompanhar os cuidados com os filhotes de tucano, macaco-aranha, tamanduá-mirim, perdiz e outros bichos.

Os visitantes podem acompanhar todos os cuidados do berçário, que é separado do público com vidros. “A proposta é despertar o senso de preservação nas pessoas”, explica Ariane Maria Leoni, bióloga responsável pelo berçário.

A visita também é um bom momento para aprender um pouco mais sobre biologia e comportamento animal. Os ovos de iguana, por exemplo, ficam incubados por cem dias até o nascimento do réptil. O ovo do macuco é verde porque na hora da postura a fêmea libera um pigmento para tingi-lo. Essa é uma maneira da ave camuflar o ovo na natureza.

O Parque Ecológico de São Carlos tem 650 animais de 94 espécies e recebe 200 mil pessoas por ano. É um dos zoológicos mais importantes do país e um dos únicos parques do mundo a devolver, ao ambiente natural, animais nascidos em cativeiro.

Os interessados podem visitar o local de terça a domingo, das 8h00 às 16h30. O parque fica na Rodovia Washington Luis, SP 210, km 235, acesso pela Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 02, ao lado da UFSCar. Mais informações pelo site www.pesc.org.br.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada

Relacionadas

Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40