Queda no consumo de carne bovina põe os frigoríficos em alerta

Os frigoríficos brasileiros iniciaram 2015 assolados por uma espécie de tempestade perfeita. Os preços do boi gordo estão em nível recorde, R$ 148,7 por arroba, e a demanda por carne caiu no mercado doméstico e em importantes países importadores, como Rússia e Venezuela, o que corroeu a margem da atividade e a levou ao menor nível desde 2008. Além disso, as empresas, principalmente os frigoríficos pequenos e médios, convivem com dificuldades para obter crédito.

A demanda fraca fez com que, de janeiro a março, o preço da carcaça bovina vendida no atacado caísse 1,2% e o dos cortes desossados, 2%. Essa queda no atacado não foi repassada ao consumidor, que amargou um aumento de 0,76%. O preço da carne já está muito alto no varejo e o consumidor vem optando pela carne de frango.

Tida como tábua de salvação dos frigoríficos, as exportações iniciaram o ano sofrendo os efeitos colaterais da queda dos preços do petróleo, que atingiu alguns dos principais importadores do Brasil: Rússia, Venezuela e países do Oriente Médio. As vendas para a Rússia, por exemplo, caíram 65,6% em valores e 58,9% em volume nos primeiros dois meses de 2015. No caso da Venezuela, a queda foi de 48% em receita e 50,1% em volume.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40