Regional participa de inauguração de Hospital Veterinário Público na USP

Convênio entre a Secretaria Municipal da Saúde e a FMVZ é voltado à população de baixa renda assistida pelos serviços sociais
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Arquivo Pessoal Raphael Hamaoui

Foi inaugurada, ontem (30/06), no bairro do Butantã, zona oeste da Capital, a quarta unidade do Hospital Veterinário Público da cidade de São Paulo. A unidade, que começa a atender a população hoje (01/07) é fruto de convênio entre a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo e o Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP).

Representando o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Mitika Kuribayashi Hagiwara, conselheira e presidente da Comissão de Estudos e Estatísticas dos Processos Ético-profissionais, e Raphael Marco Blech Hamaoui, presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas e conselheiro suplente, marcaram presença no evento.

O fato de o Hospital Veterinário Público ter sido instalado em uma estrutura já existente é extremamente positivo, tanto para a gestão pública quanto para o cidadão que utiliza o serviço. Raphael Marco Blech Hamaoui, presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas do CRMV-SP, destaca o baixo custo, na medida em que não há necessidade de dispor grande verba para construção de novos hospitais.

“Trazer uma estrutura com tamanha expertise, como a da USP, mostra o zelo do poder público para com o cidadão, sendo que todos saem ganhando, o aluno, o estagiário e o residente, que conseguem ganhar experiência devido ao grande número de casos atendidos, acompanhados por profissionais renomados. A pesquisa será extremamente valorizada, trazendo grande ganho para a Medicina Veterinária, para os animais e, consequentemente, para seus tutores”, ressalta Hamaoui.

O uso das estruturas já existentes é defendido, veementemente, pelo presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero. “As clínicas e hospitais registrados junto ao Regional já possuem os requisitos mínimos exigidos para oferecer um atendimento de qualidade. A priorização desses estabelecimentos veterinários permite uma expansão célere do atendimento aos animais com a segurança necessária”, afirma.

Participaram da inauguração, o prefeito Ricardo Nunes, o secretário estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, entre outras autoridades dos governos municipal e estadual, e vereadores. “São nove médicos-veterinários especialistas, 27 médicos-veterinários residentes, 20 estagiários, 17 integrantes da equipe de apoio, entre auxiliares veterinários, recepcionistas, assistente social e técnicos em radiologia. Essa equipe vai trabalhar em conjunto com o corpo docente aqui da USP, que são cerca de 100 profissionais de diversas áreas do conhecimento da Medicina Veterinária”, pondera o prefeito.

Visão assistencial e acadêmica

Com capacidade para 3.500 atendimentos por mês, considerando casos novos, retornos, cirurgias, internação e atendimento de especialidades, o hospital conta com salas de emergência enfermagem, consultórios de atendimento para clínica médica e especialidades, e centro cirúrgico, além de serviços de cardiologia, oncologia, oftalmologia e diagnóstico por imagem.

Para Mitika, com esses 3500 atendimentos mensais, será possível fazer estatísticas, casuística e treinar os estudantes de uma forma mais concreta nas atividades básicas iniciais de assistência ao animal, como, por exemplo, prestar socorro a animais que vivem com tutores em situação de rua.

“É extremamente importante que seja na USP, pois lá os docentes e o corpo técnico veterinário estão muito bem preparados. Então, os médicos-veterinários novos, que estão entrando, poderão ser preparados para atender os animais com uma visão assistencial e com uma visão mais acadêmica, no sentido de se aprofundar no diagnóstico e no tratamento”, enfatiza a conselheira do CRMV-SP.

Saúde pública

Telma Rocha Tavares, assessora técnica da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) lembra que a dificuldade que algumas famílias têm para acessar a Medicina Veterinária pode desencadear diversos problemas, como o abandono destes animais em vias públicas, a falta de higiene e condições sanitárias e o sofrimento dos animais por falta de assistência, transformando a situação em riscos potenciais ao meio ambiente, ao bem-estar animal e à saúde pública.

“Os hospitais veterinários públicos propiciam o atendimento médico-veterinário a cães e gatos, mas, para além disso, colaboram para o bem-estar das famílias. “Paralelamente, a possibilidade de atendimento reduz o abandono e colabora com a saúde pública por meio da identificação e tratamento de zoonoses.”

O médico-veterinário Daniel Leita da Silva, diretor da Divisão de Hospitais Veterinários Públicos da cidade de São Paulo destaca que o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino já constituídas visa otimizar a utilização dos recursos públicos, aproveitando-se da expertise e estrutura já disponível.  “A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP é uma das mais conceituadas no País, com excelência no atendimento prestado à população”, afirma o diretor.

Convênio

O convênio foi firmado pelo período de um ano, prorrogável até 60 meses, no valor de R$ 6.600.000,00 (seis milhões e seiscentos mil reais). O serviço é voltado à população de baixa renda, assistida por programas sociais e domiciliada no município de São Paulo, mediante triagem social prévia.

Lembrando que pessoas de outras cidades ou que não se enquadrem nos critérios da triagem social poderão usufruir dos serviços do Hospital Veterinário da FMVZ-USP, mediante pagamento de taxa, conforme tabela de preços da instituição.

A Prefeitura estabeleceu as diretrizes para a prestação dos serviços à população e realiza o repasse financeiro e monitoramento da execução e cumprimento das metas do convênio estabelecido.

Relacionadas

cattle-930824_1280
Pessoas, entre mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto em auditório, após evento.
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40