Rússia autoriza exportações de unidades de lácteos e carnes do Brasil

O serviço sanitário da Rússia (Rosselkhoznadzor) autorizou as exportações de seis estabelecimentos do Brasil, sendo três unidades de lácteos, uma unidade produtora de carne e miúdos frango e uma unidade produtora de carne suína.

Localizada no município de Rio Verde (GO), a unidade de carne suína autorizada pelos russos pertence a BRF. A autorização dessa unidade era aguardada pela empresa pelo menos desde agosto, quando os russos liberaram as exportações de dezenas de unidades produtoras de carnes e lácteos do Brasil, em meio à crise geopolítica na Ucrânia que levou a Rússia a barrar as compras de alimentos dos EUA, União Europeia, entre outros.

A unidade de Rio Verde da BRF estava proibida de vender para a Rússia desde junho. Na ocasião, os russos alegaram que os suínos abatidos na planta eram alimentados com ractopamina, um promotor de crescimento proibido na Rússia, mas permitido no Brasil. Além da unidade da BRF, o serviço sanitário da Rússia também autorizou uma unidade produtora de carne de frango da cooperativa Coasul, localizada em São João (PR).

Já as unidades de lácteos autorizadas pelo russos pertencem a Tirolez, a Polengui e a Schreiber Foods. Essas plantas estão localizadas nos municípios de Monte Aprazível (SP), em Angatuba (SP) e em Rio Azul (PR), respectivamente.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40