Rússia habilita novos frigoríficos brasileiros

O serviço sanitário russo, o Rosselkhoznadzor, anunciou, na segunda-feira (12/5), a habilitação de mais três plantas frigoríficas que podem exportar carnes para a Rússia. As plantas ficam nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina.

Foram habilitadas as compras de carne bovina do frigorífico de SIF 4507, da JBS, localizada em Morzelândia, Goiás. Outro estabelecimento de carne bovina aprovado é de SIF 1751, do Marfrig, localizado em Tangará da Serra, em Mato Grosso. O serviço sanitário russo também aprovou uma planta processadora de suínos do frigorífico Pamplona, localizada em Rio do Sul, em Santa Catarina.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, disse à reportagem do Canal Rural que os russos estão aumentando a demanda pela carne brasileira para abastecer o mercado interno, pois, em função da crise com a Ucrânia, não estão comprando dos Estados Unidos e dos países europeus.

Turra disse que os exportadores brasileiros querem aproveitar o momento atual de maior demanda pelo produto nacional para propor um acordo que garanta estabilidade nas exportações para a Rússia. Nos últimos anos, as vendas para o mercado russo foram marcadas pelos sobressaltos provocados por sucessivas suspensões e habilitações de plantas frigoríficas.

Os exportadores brasileiros estão na expectativa de que o acordo entre os dois países seja assinado em julho pela presidente Dilma Rousseff, durante a visita ao Brasil do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Vale lembrar que, em 2011, a Rússia suspendeu as importações de carnes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, que estão sendo aos poucos retomadas.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br