Saiba mais sobre a especialidade de Dermatologia Veterinária

Conheça requisitos e dicas para obter o título de especialista na área
Texto: Comunicação CRMV-SP
Imagem mostra uma mão revestida com luva branca segurando a pata de um animal. Só aparece a pata e o tronco do animal, que provavelmente é um gato. O destaque é o pelo, que é bem bonito.
Foto: Freepik

Dos nove aprovados em prova específica para obtenção de título de especialista em Dermatologia Veterinária, oito são do estado de São Paulo. O exame foi aplicado no último dia 22 de abril pela Associação Brasileira de Dermatologia Veterinária (ABDV), também conhecida como Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinários (SBDV), e aprovou, ainda, pela primeira vez uma profissional da região Nordeste.

A ABDV, a primeira das entidades latino-americanas voltada à especialidade, está habilitada desde 2016 (Resoluções CFMV n° 1.036/2013 e nº 1.238/2018) pelo Sistema CFMV/CRMVs para aplicação de conhecimentos teórico-práticos e concessão do título de especialista.

Até então, em todo o País, há apenas nove dermatologistas veterinários com título, distribuídos pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, com títulos válidos. Assim que os novos aprovados foram habilitados pelos conselhos respectivos conselhos regionais, o contingente de especialistas será ampliado em 100%.

Os postulantes deste que é o segundo ciclo avaliativo precisaram passar em prova específica composta por 100 questões de múltipla escolha, incluindo treze relativas a espécimes herbívoros, aves, exóticos e silvestres. Os nove aprovados atingiram o mínimo de 70% de acertos no teste.

“A prova transcorreu sem problemas ou contestações”, declara Carlos Eduardo Larsson, conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), membro efetivo da Comissão Técnica de Análise e Relatoria dos Pedidos de Registro de Título de Especialistas do Regional, e presidente da ABDV.

Critérios para o título

Após a emissão do certificado pela ABDV, os profissionais devem requerer o registro do título de especialista no CRMV de seu estado em prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da data de sua concessão. Para realizar a solicitação, o profissional deverá efetuar o pagamento da taxa de registro do título e encaminhar o comprovante de pagamento junto com os documentos necessários. O título é homologado após análise pelo CRMV e aprovação do Conselho Federal.

Foto: Freepik

Além de realizar a prova aplicada pela ABDV, caso o médico-veterinário tenha Residência em Medicina Veterinária, especialização (lato sensu com carga horária mínima de 500 horas, sendo 400h teóricas/específicas e 100h práticas, cumpridas em, no máximo, 36 meses), mestrado (stricto sensu) ou doutorado (stricto sensu), além da comprovação referente à formação, deverá apresentar um memorial circunstanciado provando cinco anos de atuação em dermatologia veterinária. Não possuindo nenhum desses títulos, é necessário que o profissional prove ter oito anos de experiência na área.

Para obter o título de especialista em Dermatologia, o médico-veterinário deve atingir, ainda, pelo menos 700 pontos na avaliação curricular. “A participação em congressos e eventos, a escrita de artigos e tudo que provar experiência na área conta pontos”, afirma Larsson. Para pleitear a titulação, o profissional também necessita ser associado há pelo menos três anos na ABDV.

“Quando aprovado, o título de especialista terá validade de cinco anos”, diz Silvio Arruda Vasconcellos, conselheiro do CRMV-SP e presidente da Comissão Técnica de Análise e Relatoria dos Pedidos de Registro de Título de Especialistas do CRMV-SP.

 Renovação

A primeira prova para a concessão da especialidade realizada pela ABDV foi em 2018. Sete das cem questões foram relativas a animais herbívoros, aves, exóticos e silvestres. Houve aprovação de 62,5% dos inscritos.

O título de especialista vale por cinco anos. Então, até o fim deste ano (2023) quem quiser renová-lo precisa apresentar comprovação em educação continuada e atuação na área que some pelo menos 100 pontos – entre atendimentos na área, congressos, palestras, entre outros. Se o especialista não atingir os cem pontos em educação continuada, outra possibilidade para a renovação do título é prestar novamente a prova específica.

Segundo Larsson, a Associação Brasileira de Dermatologia Veterinária (ABVD) realizou 46 eventos em cinco anos, com a presença de cerca de 2.500 pessoas, dando diversas oportunidades de educação continuada ao profissional. “O fato de o detentor do título de especialista precisar renová-lo a cada cinco anos é benéfico do ponto de vista técnico, porque é mais uma garantia de que o profissional está atualizado”, diz Larsson.

Dificuldades do processo

Segundo Vasconcellos, entre os erros mais comuns, tanto no processo de requisição do título de especialista, quanto de renovação, está o prazo para dar entrada junto ao CRMV-SP. É preciso lembrar que as requisições só podem ser feitas até 180 dias após a emissão do certificado pela ABDV, e, quando da renovação, antes de completar os cinco anos da homologação do título de especialista. “Já houve vários casos de perda de prazo. Quando isso acontece, é preciso recomeçar o processo”, comenta.

Outra dúvida muito recorrente se refere à adequação dos documentos apresentados. Para comprovar o exercício profissional na área, podem ser apresentados prontuários, resumos das atividades, no caso de profissionais autônomos; e declarações, no caso de profissionais que atuam em hospitais, por exemplo.

Benefícios

O título de especialista em Dermatologia Veterinária é considerado o mais alto grau de conhecimento e status na área, com empregabilidade certa ao redor do mundo, tanto no meio acadêmico quanto no privado.

Portanto, não basta ter feito um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado para se autodeclarar especialista. Os médicos-veterinários e zootecnistas que não possuem esse título, devidamente registrado no Sistema CFMV/CRMVs estão impedidos de se anunciarem como tal e podem responder eticamente por isso. “O especialista tem um diferencial na cobrança de honorários e os seus serviços inclusive costumam ser indicados pelos próprios colegas”, afirma Vasconcellos.

O presidente da ABDV vai além e destaca que os valores das consultas de um profissional especialista chegam a ser de 25% a 60% superiores aos daquelas realizadas por médicos-veterinários que ainda não detém o título.

Relacionadas

Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.
Imagem mostra desenho de uma sala de recepção de clínica veterinária.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40