Saúde Pública é tema de ciclo de palestras em RT

Evento está com inscrições abertas e ocorrerá em 18/05, às 19h, em formato on-line
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

Na próxima quarta-feira (18/05), às 19h, o CRMV-SP promoverá mais um encontro do ciclo de palestras em responsabilidade técnica (RT), desta vez com a temática sobre a atuação em saúde pública. O evento é on-line e será ministrado pelo médico-veterinário Mário Ramos de Paula e Silva, membro da Comissão de Responsabilidade Técnica do Regional.

A palestra tem como objetivo orientar o médico-veterinário que está ingressando no serviço público como responsável técnico, e dedicará tempo a esclarecer dúvidas sobre documentações legais e de gestão. Paralelamente, também serão abordadas questões sobre competências profissionais para que atuação seja satisfatória.

“A saúde pública veterinária é uma ciência relacionada à promoção e proteção da saúde animal e humana, e visa prevenir doenças e agravos à população. Buscamos também conscientizar médicos-veterinários, gestores e sociedade como um todo sobre a importância da Saúde Única, relação entre a saúde humana, animal e ambiental”, explica Silva.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais. Por todo o mundo, as zoonoses respondem por 62% da Lista de Doenças de Notificação Compulsória. “Este número é tão alto que não se pode desconsiderar a importância do papel do médico-veterinário na sociedade”, frisa o palestrante.

Ao destruir florestas e outros ecossistemas naturais para criar espaços às áreas urbanas, assentamentos, terras agrícolas e indústrias, reduzem-se os espaços da vida selvagem e as barreiras de proteção natural entre seres humanos e animais. “A pandemia da Covid-19 é um dos exemplos do quanto um ambiente degradado pode impactar na saúde pública”, destaca.

O médico-veterinário alerta quanto ao perigo das doenças emergentes, como a febre do Nilo e a influenza aviária. “Elas podem ressurgir devido à globalização, desmatamento e a facilidade de transporte.”

Áreas de atuação

O médico-veterinário possui papel fundamental na área da saúde pública e está inserido em diferentes atividades que podem contemplar desde a gestão e o planejamento em saúde, até a mais tradicionalmente conhecida vigilância, seja epidemiológica, sanitária ou ambiental.

Pode atuar na atenção primária em saúde, compondo as equipes multidisciplinares dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf); com controle de resíduos, vetores, insetos e roedores; e fazendo levantamentos de epidemiologias, no sentido de nortear o gestor na tomada de decisão.

“Também está capacitado para planejar e executar medidas de prevenção e controle de enfermidades como as arboviroses, que incluem o vírus da febre amarela, dengue, zika e chikungunya”, diz Silva.  

Capacitação para excelência

A presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch, acredita que a figura do RT será cada vez mais importante, devido ao crescente número de novos profissionais e estabelecimentos veterinários. “Os órgãos fiscalizatórios acreditam que as empresas precisam ter um autocontrole de suas atividades”, afirma Rosemary.

Para saber se posicionar adequadamente diante das diversas situações profissionais, o RT precisa estar bem orientado, especialmente o servidor público, alerta Rosemary. “Este profissional pode vir a sofrer pressões do município ou de políticos da região. Por isso, devem ser capacitados para saber como agir adequadamente quando forem pressionados.”

Neste contexto, vale lembrar que o Conselho é um parceiro do profissional para essas e outras questões que vierem a surgir durante o exercício profissional. “Nosso papel é orientar os colegas. Por isso, esse ciclo de palestras é tão importante, pois nos aproxima dos colegas e nos coloca à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar no que for necessário”, finaliza a presidente da Comissão do CRMV-SP.  

Relacionadas

imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma mulher olhando o computador
Materia

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br