Secretário-geral do CFMV fala sobre especialidades da Medicina Veterinária à revista Veja São Paulo

A revista Veja São Paulo, edição de dia 3 de maio, apresentou uma reportagem especial sobre a especialização em Medicina Veterinária. A publicação lembra que já é de praxe que as questões de saúde dos humanos sejam tratadas pelos médicos que melhor entendem do assunto e que, cada vez mais, os pets também podem contar com os serviços de veterinários especialistas. “São cardiologistas, fisioterapeutas, acupunturistas, experts em animais silvestres e dezenas de outros tipos de profissional que se espalham pelas clínicas”, revela a reportagem.

De acordo com o semanário, estima-se que pelo menos 20% dos cerca de 18 mil veterinários que atuam na capital paulista já tenham alguma especialização. A reportagem, porém, destaca um alerta do secretário-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Antônio Felipe Wouk. Ele observa que apesar da expansão da profissão, o CFMV reconhece atualmente apenas cinco especialidades – Anestesiologia, Cirurgia, Patologia, Homeopatia e Medicina Veterinária Intensiva. “Tem gente que se autointitula especialista, mas não é”, pondera o secretário-geral para a revista. “O Conselho tem regras rígidas que precisam ser seguidas”, acrescenta Wouk.

Fonte: Portal do CFMV (acessado em 09/05/2013).

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br