O diretor de Produção e Técnico-Científico da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Ariel Antônio Mendes, e o presidente da Câmara de Sustentabilidade e Relações Laborais da entidade, Ricardo Gouvêa, receberam, na terça-feira (21), uma equipe do Serviço Social da Indústria (SESI). O encontro aconteceu na sede da UBABEF, em São Paulo (SP).
Durante o encontro – que também contou com a presença de representantes de frigoríficos, das áreas de recursos humanos, segurança, saúde e qualidade de vida do trabalhador – foi apresentada uma proposta do SESI com diagnósticos sobre o trabalhado na indústria frigorífica, que abrange toda a área de segurança, saúde do trabalho, qualidade de vida, ergonomia e fatores psicossociais.
De acordo com o gerente de Qualidade de Vida do SESI do Paraná, Ademir Vicente da Silva, a proposta contempla serviços e sugestões de programas baseados na Norma Regulamentadora (NR) 36, publicada pelo Ministério do Trabalho, que estabelece novos parâmetros para o trabalho no setor frigorífico. Trata-se de uma metodologia com um plano de ação que busca trazer aprimoramentos dentro do estabelecido na norma, como análises ergonômicas e outros pontos.
Conforme explica Silva, a proposta do SESI traz uma visão abrangente do tema Segurança e Saúde no Trabalho (SST), inclusive com a consolidação de um banco de dados que permita uma análise setorial detalhada. Segundo a especialista de Desenvolvimento Industrial do SESI do Departamento Nacional, Giselle de Oliveira Coelho, a ação contará, também, com programas de treinamento direcionados aos trabalhadores, tratando de rotinas importantes para a segurança, saúde e manutenção do bem-estar no trabalho.
“Além de materiais desenvolvidos para treinamento dos trabalhadores do setor, exigidos pela NR 36, serão criados vídeos educativos que falarão de questões importantes, como ergonomia e o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI), entre outros. Usaremos como base o modelo bem-sucedido de ações implantadas na indústria da construção civil, que gerou excelentes resultados”, explica Giselle.
Conforme o diretor da UBABEF, Ariel Mendes, o suporte do SESI aos frigoríficos será de fundamental importância para a agilização dos trabalhos focados no pleno atendimento das regras estabelecidas pelas NRs voltadas para o setor. “As empresas já vinham empregando grandes esforços e investimentos com foco no bem-estar do trabalhador. Neste sentido, o norte proposto pelo SESI contribuirá para que estas ações sejam mais rápidas e precisas”, destaca.
Fonte: UBABEF.