Tutor deve ficar atento a possíveis problemas oftalmológicos de seu pet

Limpar a região ao redor dos olhos diariamente e fazer exames preventivos são importantes para evitar doenças que levam à cegueira
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do Mapa)
Foto: Pixabay

A médica-veterinária Ana Rachel da Silva Moraes Oliveira, que atua na área de Oftalmologia Veterinária desde 2010, alerta que um dos principais sintomas de doenças oftalmológicas, como catarata e glaucoma, é vermelhidão na parte branca do olho, chamada de esclera. Ao contrário do que muita gente pensa, a enfermidade não atinge apenas animais idosos, podendo ser verificada até mesmo em filhotes.

Alguns cuidados com a área dos olhos são essenciais para prevenir as doenças. De acordo com a médica-veterinária, é importante que o tutor limpe todos os dias a região ao redor dos olhos com uma gaze e utilize alguns colírios sob prescrição do profissional. Exames preventivos também são importantes para evitar doenças que levam à cegueira.

Tutores devem ficar atentos para:

1- Alteração na cor dos olhos;

2- Excesso de secreção;

3- Olhos fechados ou piscando demais;

3- Sensibilidade à luz natural;

4- Incômodo;

5- Dificuldade para enxergar.

Tratamentos e alternativas

Segundo Ana, no caso da catarata, por enquanto, o único tratamento é cirúrgico com implante de lente. Já o glaucoma, de origem hereditária ou consequência de outra doença, pode ser revertido com drenagem quando descoberto no início. Estão em estudo novas substâncias hipotensoras oculares e vacinas com o objetivo de obter controle da pressão intraocular e proteger as células retinianas.

A médica-veterinária ressalta que, em ambos os casos, quando se chega à conclusão de que os tratamentos disponíveis não serão capazes de devolver a visão ao animal, os tutores terão que aprender a lidar com a deficiência.

“O importante nesses casos é manter o ambiente em que o animal passa a maior parte do tempo sem alterações estruturais, para que ele possa, aos poucos, criar um sentido de localização suficiente para manter suas atividades”, conclui Ana.

Cuidado com colírios vendidos como promessa de cura para a catarata, pois essas medicações apenas atrasam o tratamento correto

(Ana Rachel da Silva Moraes Oliveira)

 

Título de Especialista

Em dezembro de 2018, o Colégio Brasileiro de Oftalmologistas Veterinários (CBOV) recebeu outorga do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para conceder título de especialista em Oftalmologia Veterinária.

Somente após a aprovação da especialidade e emissão do certificado pela entidade habilitada junto ao CFMV, o profissional poderá requerer o registro do título de especialista junto ao CRMV-SP.

Para o registro do título de especialista, o profissional deverá apresentar:

1- requerimento solicitando o título de especialista;

2- certificado de curso de especialização na área específica, conferido por instituição de ensino superior reconhecida pelo CNE/MEC ou entidades de especialistas, cujo curso atenda aos requisitos da Resolução CFMV nº 935/2009;

3- memorial documentado, comprovando que o solicitante desenvolve atividades na área da especialidade requerida há pelo menos cinco anos, incluindo os cursos de pós-graduação, Lato e Stricto Sensu.

Para mais informações, acesse a Carta de Serviços do CRMV-SP.

Relacionadas

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio
A imagem mostra um martelo da Justiça em destaque e ao fundo livros abertos
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40