Uma novidade na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu (FMVZ-Unesp/ Botucatu) chega como esperança para animais de pequeno porte com problemas renais. O serviço de hemodiálise, oferecido na região em clínicas particulares e a um alto custo, está sendo aberto à comunidade.
O serviço de hemodiálise da FMVZ-Unesp/Botucatu é o primeiro a ser oferecido para a comunidade local no estado de São Paulo. Por enquanto, ele só atende cães e animais de pequeno porte, mas, em breve, o objetivo é atender animais de grande porte, como cavalos e vacas.
“É uma técnica que favorece a qualidade de vida do animal e prolonga a sua vida. Além de atendermos a comunidade e região, também desenvolvemos projetos científicos. As pessoas estão gostando muito”, contou a médica veterinária da FMVZ-Unesp/Botucatu, Priscila Tatiana Guimarães.
Assim como os humanos, os animais também têm doenças e problemas renais. Sem as sessões de hemodiálise, como medida paliativa, o animal teria que ficar recebendo soro para amenizar o sofrimento. “É semelhante ao que é feito nos humanos. A hemodiálise pode ser usada para lesão renal aguda, intoxicação e envenenamento, remoção de fármacos e líquido. Atualmente, estamos desenvolvendo esse projeto com doentes renais crônicos. E essa técnica pode ser usada tanto em pequenos como em grandes animais”, explicou a médica veterinária.
Em menos de dois meses, 30 animais passaram por sessões de hemodiálise na faculdade.
Fonte: Portal Nossa Matilha.