Uma vaca de gestação natural deu à luz bezerros gêmeos na zona rural de Marília, no interior de São Paulo. Os dois bezerros são machos e têm a pelagem diferente, o que indica que são bivitelinos, ou seja, dois óvulos foram fecundados e eles foram gerados em placentas distintas.
Os animais herdaram as características da mãe, uma vaca holandesa de leite. O pai é um touro nelore. O nascimento surpreendeu os donos dos animais quando eles foram até o curral. “A gente até discutiu esse caso. Essa é a primeira vez que eu vejo uma coisa dessas e ainda com o gado da gente”, diz o proprietário dos animais, José Carlos Graciliano.
Em casos de inseminação artificial, é mais comum acontecer a gestação de gêmeos. Porém nesse caso, que foi monta natural, a chance não passa de 0,5%.
Segundo os tratadores, a vaca ainda está rejeitando o bezerro que nasceu por último. O zootecnista Cledson Augusto Garcia diz que é comum isso acontecer, já que o animal entende que só o primeiro é de sua cria.
Ainda de acordo com ele, o problema deve ser solucionado nos próximos dias com a convivência dos três. O nascimento de gêmeos não prejudica a saúde e nem muda em nada o trato dos animais. “Isso só tem lado positivo, porque é bom para o criador, mesmo no caso dele, que são bovinos de leite, mas com reprodutor de corte”, diz.
Fonte: G1 (acessado em 26/01/2012)