A vontade de ter um bicho de estimação é só o primeiro passo para ter um pet em casa. Quem vai escolher um companheiro deve procurar saber se as características dele combinam com seu hábito e rotina. Segundo a veterinária Lindamini Viegas, paixões à primeira vista podem ser problemáticas. “As pessoas precisam estar cientes da responsabilidade que vão assumir ao ser dono de um bichinho”, explica.
Para pets, é melhor escolher animais que podem ter maior contato e interação com o proprietário, como cães, gatos, ferrets, porquinhos da índia, mini-pigs, calopsitas, periquitos australianos, agapornis, tartarugas tigre d’água, coelhos, hamsters, ratos, esquilos da mongólia, iguanas e chinchilas.
Para saber qual deles é ideal ter em casa, algumas dúvidas devem ser tiradas antes. “A pessoa tem que se informar sobre o porte do animal, os cuidados que deve ter com ele e ter idéia do espaço de que ela dispõe”, diz Lindamini.
Dicas
*Espaços
Pessoas que vivem em apartamentos não podem ter um cão de grande porte, já que não há espaço suficiente para que ele possa viver com liberdade. O ideal é ter cães do grupo de companhia. Já quem dispõe de um espaço maior pode ter cães de trabalho, galgos e retrievers. É fundamental também se informar sobre as regras do prédio ou condomínio em relação aos pets.
*Presença
É necessário escolher o animal que mais se adapte ao modo de vida do proprietário. Pessoas que possuem tempo de sobra podem se adaptar melhor a raças como poodle, yorkshire terrier ou maltês. Já os com aptidão para o esporte se identificam com raças como border collie, golden retriever e labrador.
*Tempo
Para pessoas atarefadas ou que moram sozinhas e viajam muito, existem algumas raças independentes como akita, lhasa-apso, chow-chow e pug. Para os que gostam de raças exóticas, algumas estrangeiras já chegaram ao Brasil. É o caso da chinese crested dog e da italian greyhound.
*Crianças
Raças de cachorros como pinscher ou poodle toy não devem ser adquiridas por crianças muito pequenas porque possuem patas muito delicadas e qualquer queda pode levar a fraturas. Crianças gostam de interação e determinados pets como peixes podem ser frustrantes.
Animais Silvestres
Animais retirados da natureza, como aves silvestres, só podem ser criados como animais de companhia se forem comprados em criatórios credenciados pelo Ibama. O Instituto apreende cerca de 200 animais por semana. Cento e cinquenta são aves.
Animais silvestres são aqueles que nascem, crescem e se reproduzem na natureza. Eles só podem ser criados em casa se o proprietário comprovar a origem ou tiver uma autorização do Ibama. “A pessoa que cria um animal sem origem está cometendo crime de cativeiro ilegal”, explica o biólogo Edson Andrade. “Criar jabuti também não é permitido no momento, pois a maioria das pessoas não sabe criar e acaba soltando o bicho no meio da rua”, complementa.
“As brigadas municipais e os analistas ambientais do Ibama trabalham em conjunto nas apreensões. Quase todos os dias fazemos soltura. A multa para quem for pego com animais silvestres ilegais varia de R$ 500 a R$ 5 mil por animal, além de prisão de seis meses a um ano”, explica a superintendente do Ibama, Ana Paula Pontes.
Fonte: Pe 360 Graus (acessado em 27/10/10)