Feliz Dia do Médico-veterinário!

Caros colegas, parabéns pelo Dia do Médico-veterinário!
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pexels / Apex

Neste ano, em que a data está sob o brilho do aniversário de 50 anos do CRMV-SP, nada melhor do que contribuir para a valorização e a educação continuada dos profissionais. Por isso, entre as ações comemorativas, o Regional realizará a 3ª edição da Semana do Médico-veterinário, com o tema “MV+50: construindo, no agora, o futuro”.

A abertura do evento, no dia 09/09, foi especialmente planejada, tendo na programação uma exposição com fotografias históricas, palestra com o historiador Leandro Karnal, homenagens a ex-presidentes do Regional, além da entrega dos prêmios “Max Ferreira Migliano” (área de Clínica Médica veterinária), “Paschoal Mucciolo” (área de Inspeção e Tecnologia de Alimentos) e “Hannelore Fuchs” (área de Comportamento Animal), este último criado em 2019 ano.

Depois de lançar um selo e um carimbo postais com o logo comemorativo aos 50 anos, durante a Reunião das Entidades de Classe de 2019, realizada 21/08, na Pet South America, a solenidade de 09/09 também abrirá espaço para um lançamento. Desta vez, do livro “Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo: uma trajetória de conquistas (1969-2019)”, fruto de um árduo levantamento de informações que o CRMV-SP fez questão de realizar para registrar, recontar e dar vida ao sonho dos pioneiros que fizeram parte da história do Regional e da Medicina Veterinária, tanto no âmbito estadual como no nacional.

Nos dias seguintes, 10, 11 e 12, palestras gratuitas sobre Medicina Veterinária do Coletivo, de Desastres e Intensiva – campos considerados emergentes e promissores para a profissão –, percorrerão as cidades de Sorocaba, São José dos Campos e Botucatu, cumprindo o propósito do Conselho de alcançar a classe em diferentes regiões do Estado.

Mais do que celebrar a história, 2019 veio para marcar a trajetória do CRMV-SP e da Medicina Veterinária paulista. Fechamos meio século de muito trabalho e abrimos caminho para os próximos 50 anos, que já começam cercados de eventos de educação continuada, foco nas articulações políticas pela valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia e em defesa do exercício ético das profissões e da oferta de melhores serviços à sociedade.

Estamos vivendo uma nova era e, entre as linhas dos novos capítulos que começam a ser escritos pelo CRMV-SP, está a conquista do Prêmio “Boas Práticas Ministro Benjamin Zymler”, promovido durante a 3ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, em Brasília.

O relatório de gestão, com informações sobre as licitações, movimentações financeiras e práticas das várias áreas do Regional ao longo de 2018, o qual já havia sido aprovado sem qualquer ressalva pelo Tribunal de Contas da União (TCU), venceu na categoria “Melhor Relatório de Gestão”.

Outra página dessa nova era registra a aprovação do Plenário do Conselho Estadual de Saúde (CES), por unanimidade, da recomendação, ao Ministério da Saúde, de propostas do Regional – incorporação do conceito de Saúde Única como uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) e a inclusão dos estabelecimentos médico-veterinários (ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais) no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Também foi neste ano que o Manual de Responsabilidade Técnica e Legislação do CRMV-SP, considerado modelo para outros CRMVs, teve sua 4ª edição lançada. E no campo das publicações, a Medicina Veterinária e Zootecnia paulista pode se orgulhar das cinco indexações da Revista mv&z em bases nacionais e internacionais.

Muito ainda há por fazer. O CRMV-SP seguirá firme na missão de deixar um legado de honra para as classes médica-veterinária e zootecnista do Estado de São Paulo.

Continue contando com este Conselho!

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.