CRMV-SP repudia falas de auxiliar veterinária nas redes sociais e toma providências

Declarações e orientações infundadas representam risco às saúdes animal e humana e comprometem a imagem da Medicina Veterinária junto à sociedade
Comunicação CRMV-SP
Foto: Freepik

Diante das denúncias recebidas por meio de seus canais de atendimento e ouvidoria, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) vem a público expressar seu repúdio às declarações realizadas por auxiliar veterinária nos perfis conhecidos como Patty Baby Pet em pelo menos três redes sociais.

O Regional já está tomando as medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive junto ao Ministério Público, uma vez que apuração prévia identificou que a denunciada é da cidade de Osasco.

Em vídeos e postagens, a auxiliar veterinária faz uma série de orientações equivocadas e infundadas, podendo induzir os tutores de animais a erros graves prejudiciais, tanto à sanidade animal quanto à saúde pública, além de comprometer a imagem da Medicina Veterinária junto à sociedade.

O Conselho ressalta que, de acordo com a Lei nº 5.517/1968, a prática da Medicina Veterinária em todas as modalidades é atribuição privativa do médico-veterinário graduado por instituição superior de ensino aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e registrado junto ao Sistema CFMV/CRMVs. Não cumprindo esses critérios estabelecidos pela legislação, a atuação é considerada exercício ilegal da profissão.

Atividades privativas do médico-veterinário

De forma complementar, a Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nº 1.260/2019 delimita a atuação dos auxiliares, sendo estes pessoas contratadas apenas para o apoio às atividades em Medicina Veterinária, sempre sob a orientação e supervisão de médico-veterinário responsável. Aos auxiliares é vedada a realização de qualquer atividade privativa dos médicos-veterinários, como consultas, exames e prescrições de medicamentos.

O CRMV-SP reitera seu compromisso para com a Saúde Única e orienta que os tutores busquem sempre a orientação e atendimento de médicos-veterinários para o cuidado de seus animais de estimação. Para consultar se um profissional é registrado e pode atuar no estado de São Paulo, acesse o link https://siscad.cfmv.gov.br/paginas/busca.

Relacionadas

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40