Ministério da Agricultura divulga norma para produção de peixe salgado

Regra auxiliará o Serviço de Inspeção no combate à fraude econômica, na padronização dos critérios de julgamento das características do produto e agilizará o registro dos importados
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: PixAbay

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou as normas para produção de peixe salgado. A Instrução Normativa (IN) nº 1, de 15 de janeiro de 2019, foi publicada no Diário Oficial da União e estabelece as características de qualidade que deve apresentar o peixe salgado e o peixe salgado seco, conforme Regulamento Técnico.

O novo regramento auxiliará o Serviço de Inspeção no combate à fraude econômica, na padronização dos critérios de julgamento das características de identidade, qualidade e inocuidade do produto e agilizará o registro dos importados.

Acelerar a tramitação representava em torno de 15% das solicitações ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA). O procedimento, que era de 30 dias em média, agora será simplificado e automático.

Os estabelecimentos nacionais que produzem este tipo de pescado também terão seus processos de registro agilizados. Aqueles que já possuem produtos registrados têm o prazo de 180 dias para atualização do registro. A IN passou a vigorar a partir da sua publicação, no último dia 18.

 

Relacionadas

Homem usando jaleco branco, luvas e máscara N95 azuis, no meio de uma granja suína fazendo sinal positivo com o polegar esquerdo.
Mãos com luvas, uma com a seringa e outra com o vidro da vacina, no fundo verde com uma faixa amarela com a palavra atenção, em preto, repetida várias vezes.
Médico-veteinário vacinando porcos.
Um pasto com vários bovinos, ao fundo mata e acima um céu azul com algumas nuvens.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br