Embargo russo a frango com cloro pode beneficiar Brasil

A decisão da Rússia de suspender a importação de aves com presença de cloro pode favorecer o Brasil, com maior espaço para o frango nacional no disputado mercado de carnes. Em vigor desde o dia 1º, a medida afeta diretamente as exportações de frango dos Estados Unidos, que já haviam sofrido, em dezembro, um corte de cerca de 20% na cota de importação que a Rússia destinava àquele país.

A Rússia é o maior importador mundial de carne de frango e o principal comprador das aves norte-americanas.

Para o presidente executivo da Abef – Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos, Francisco Turra, o Brasil é o grande beneficiado com a restrição.

“Apenas o Brasil tem capacidade para atender essa demanda. Devido às condições climáticas no país, a indústria dispensa o uso do cloro na defesa sanitária, ao contrário dos EUA que, mais expostos a doenças como a gripe aviária, teriam maiores dificuldades”, explica Turra.

Em 2010, os EUA teriam direito a exportar 600 mil toneladas de frango para a Rússia sem tarifas de importação. O volume corresponde a mais de 75% da cota não tarifária de importação russa de aves para este ano, de 780 mil toneladas. O Brasil não dispõe de uma cota não tarifária própria para exportar frango para a Rússia. Em 2010, o país disputa com outros exportadores uma fatia de apenas 35 mil toneladas. Fora dessa cota, a taxação é de 95%.

A oportunidade para o Brasil foi destacada nessa segunda, dia 4, em relatório, pelo analista do setor de alimentos Rafael Cintra, da Link Investimentos.

Fonte: Canal Rural (acessado em 05/01/10)

Relacionadas

Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40