Controle os latidos na hora da despedida

É difícil sair de casa sem que seu fiel amigo faça um pequeno escândalo? Parece que ele percebe que você vai sair – e pode apostar que ele sabe.

Normalmente, os donos fazem o mesmo ritual antes de sair para trabalhar ou até mesmo para passear. Prendem o cachorro minutos antes e se despedem dele demoradamente.

É claro que seu cachorro já percebeu que, quando você faz isso, ele vai ficar sem sua presença por algum tempo. Por isso, late na tentativa de impedir a saída. Afinal, algumas vezes você voltou e pediu para ele parar de latir ou até mesmo deu uma pequena bronca nele. Como funcionou nas primeiras vezes, a repetição é certa.

Para diminuir esse comportamento, não se despeça. Ele vai ficar ansioso e associar o ritual à sua saída. O ideal é deixá-lo preso no lugar 20 minutos antes e sair sem falar com ele.

Ligar a TV ou o rádio para distrair o animal só funciona se você tem o costume de fazer isso quando está em casa. Procure ligá-los quando estiver presente, assim ele associa o gesto e ficará mais calmo sozinho.

Cachorros também latem muito quando estão sozinhos, pois ficam entediados e tristes com a ausência do dono. Por isso, deixe à disposição alguns brinquedos. As bolinhas, por exemplo, incentivam os cães a rolar, se movimentar e são fáceis de morder, o que aumenta a animação do animal.

Fonte: PetMag (acessado em 04/03/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40