UICN divulga lista atualizada dos animais ameaçados de extinção

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) divulgou uma atualização da chamada “lista vermelha” de espécies ameaçadas de extinção. Por meio do estudo, foi possível comprovar que cerca de um quarto dos mamíferos do planeta pode desaparecer.

Entre os animais que despontam na lista, estão o rinoceronte negro da África Ocidental, que já está extinto, o rinoceronte branco do norte, que não existe mais no meio silvestre, e o rinoceronte de Java, que possui apenas uma pequena população localizada na Indonésia.

As três espécies do animal são vítimas da caça ilegal, motivada pela demanda de seus chifres, que supostamente apresentam propriedades terapêuticas no tratamento do câncer.

Camaleões, lagartixas, cobras-de-pernas e serpentes também estão sob ameaça.

No meio marinho, o perigo é tão grande quanto em terra firme. As últimas avaliações das espécies de atuns, bonitos, cavalas e cavalas espanholas e de peixes de bico, como espada e agulha, mostram que a situação é grave para os atuns. Das oito espécies de atum, cinco aparecem na categoria de espécie ameaçada ou quase ameaçada da “lista vermelha” da UICN.

A entidade defensora dos animais espera que o estudo estimule os governos a protegerem essas espécies, já que muitas delas possuem alto valor econômico.

Fonte: Globo Rural (acessado em 16/11/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40