Após lesionar cauda, tigre de bengala se recupera em SP

Um tigre de bengala (Panthera tigris tigris) de 2 anos de idade se recupera de uma lesão na cauda no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas), administrado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, a 244 km de São Paulo. De acordo com o médico veterinário Carlos Teixeira, o tigre, que se chama Fred, pesa 180 kg e é um animal manso e dócil, principalmente com o proprietário, um criador de felinos no Paraná.

“Ele é manso; com o proprietário anda de coleira pelos locais. Porém, aqui seguimos as mesmas normas de segurança, seja com um gambá ou um tigre, para não termos problemas”, explica Teixeira.

Segundo o veterinário, o proprietário de Fred tem outros animais, como leões e tigres, todos com autorização do Ibama para a criação. Alguns deles são utilizados em programas de televisão.

O felino estava com diversos machucados pela cauda, mas os especialistas não conseguiram identificar o motivo das lesões. O tigre de bengala foi tratado pelos profissionais da universidade e está pronto para voltar para casa. Durante o tempo que ficou no Cempas foi a atração do local e ponto de passagem de praticamente todos os funcionários do centro.

“O proprietário está viajando e assim que voltar, virá buscar o Fred”, explicou Teixeira, que demonstra muito carinho pelo animal. “Ele já esteve por aqui antes e voltou para se tratar conosco”, contou Teixeira.

Fonte: Terra (acessado em 08/02/2012)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br