Governo de SP anuncia medidas para evitar entrada da Influenza aviária durante a Copa do Mundo

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo fez um alerta, no dia 10 de junho, sobre a possibilidade da entrada do vírus da gripe aviária no Brasil com a chegada de turistas estrangeiros para a Copa do Mundo. Maior exportador de carne de frango do mundo, o País nunca registrou a ocorrência do vírus, mas irá intensificar a fiscalização e a orientação aos criadores para evitar o problema durante o mundial.

“Embora seja um vírus bastante letal para o humano, não são comuns casos de transmissão de aves para pessoas porque é preciso que haja contato direto com fezes e secreções do animal doente. O maior risco é para as aves, o que geraria um grande problema sanitário e econômico para o Brasil”, explica o médico veterinário da Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Fernando Gomes Buchala.

Os turistas podem passar a doença para as aves brasileiras mesmo sem estarem infectados, por meio de sapatos sujos de fezes de animais doentes, por exemplo. Por isso, a orientação é que os turistas não visitem fazendas e granjas e evitem contato direto com animais em parques urbanos e hotéis fazenda. Há casos de gripe aviária no México e em países da Ásia, como Japão, China e Coreia da Norte.

A secretaria intensificou a fiscalização em portos e aeroportos para evitar a entrada de materiais de risco em posse dos passageiros e iniciou campanhas educativas aos viajantes sobre a propagação da doença. A gripe aviária ataca os sistemas respiratório e digestivo das aves e leva à morte em pouco tempo. Em humanos, ela também atinge sistemas vitais e tem uma taxa de letalidade de 50%.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40