Campanha Nacional mobiliza população contra o tráfico de animais selvagens

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, apreendeu 24 mil animais em ações de fiscalização contra o tráfico de animais em 2013. Vítimas da terceira maior atividade ilegal no País, estima-se que nove em cada 10 animais traficados morram antes de chegar ao destino final. Pensando em ajudar a reverter essas estatísticas, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) mobilizam a população, pelo segundo ano consecutivo, com a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens.

Lançada no ano passado, a campanha promove durante todo o mês de setembro mobilização pelas redes sociais e culminará com a realização do Segundo Dia de Conscientização.

“A campanha visa conscientizar e educar a sociedade sobre o tráfico de animais selvagens. Com a informação de que isso se caracteriza como um crime e uma das maiores atividades ilícitas, podemos engajá-la como aliada nessa luta. Esse tema é muito sério se refletirmos sobre o fato de que o tráfico de animais só perde em arrecadação para o tráfico de armas e de drogas. Dessa participação depende a preservação de nossa fauna e o equilíbrio biológico, importante também para a sobrevivência humana, lembrando que as aves, por exemplo, são agentes polinizadores”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Francisco Cavalcanti de Almeida.

Ações como essa do Sistema CFMV/CRMVs são fundamentais na opinião da médica veterinária e membro suplente da Comissão Técnica de Médicos Veterinários de Animais Selvagens do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Ticiana Zwang. “Achei interessante o Conselho tomar essa atitude, pois é o órgão mais próximo do veterinário, que por sua vez é o profissional mais próximo das pessoas que querem ou já possuem animais. Os médicos veterinários exercem um papel muito importante como fonte de orientação e informação.”

Segundo Dia de Conscientização

Em cada um dos 27 Regionais, serão realizadas ações sociais em parques, shoppings, praças e zoológicos com a presença de médicos veterinários e zootecnistas, que orientarão e esclarecerão as dúvidas da população sobre como combater e denunciar o tráfico de animais selvagens.

Na capital paulista, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoverá o evento no dia 21 de setembro, das 9h às 15h, na Arena Cultural da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Haverá a entrega de cartilhas educativas e informativas para os visitantes do zoológico, assim como uma apresentação do espetáculo teatral Bichos do Brasil, da Cia. Pia Fraus. O espetáculo retrata a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos. A trilha sonora traz ritmos brasileiros como o forró, frevo, bossa nova, samba, maracatu em 15 esquetes. Sem uso de texto, a apresentação traz mais de 50 bonecos infláveis gigantes e outros confeccionados em materiais naturais. Bichos do Brasil estreou em 2002 e já se apresentou em 11 países.

A Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo também estará presente com uma equipe de médicos veterinários para orientar sobre como funciona o centro de triagem e o recebimento de animais silvestres.

Redes Sociais

Para mobilizar a população contra o tráfico de animais selvagens, o CRMV-SP já iniciou sua campanha pelas redes sociais com a hashtag #contraotraficodeanimaisselvagens e o compartilhamento das peças da campanha, assim como dados do tráfico no Estado e alertas sobre como a sociedade também pode ser agente transformador dessa realidade.

Além disso, o CRMV-SP convida àqueles que apóiam a campanha a mudarem seus avatares nas redes sociais pela foto de um animal selvagem ameaçado pelo tráfico. A mobilização virtual foi iniciada no dia 2 de setembro e seguirá durante todo o mês.

Sobre a Campanha

A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens (Renctas), Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) são parceiros e apoiadores do CFMV no combate ao tráfico de animais selvagens. Em São Paulo, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, a Secretaria de Verde e Meio Ambiente de São Paulo e a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos também são parceiros dessa iniciativa.

Contatos para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação do CRMV-SP

5908-4772

Laís Domingues (11) 9-9408-8506

revista@crmvsp.gov.br

Adrielly Reis (11) 9-7607-8286

comunicacao@crmvspsp.gov.br

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40