O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) se une ao Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan) na Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários, que tenta conter o avanço da comercialização de medicamentos veterinários ilegais.
Além de prejudicar a saúde dos animais, sejam eles de companhia ou de produção, e a qualidade e segurança dos alimentos oriundos do agronegócio brasileiro, esta prática tem atingido também médicos veterinários e zootecnistas, tanto no que se refere à credibilidade de suas atividades e resultados negativos junto a seus pacientes, quanto ao uso indevido de seus registros profissionais nas embalagens de medicamentos falsificados.
É preciso, portanto, que todas as entidades do setor de agronegócio, da área Pet e de todos os ramos da Medicina Veterinária se unam em prol de um único objetivo, que é o de informar e educar sobre os riscos e os malefícios do uso de medicamentos veterinários falsificados, contrabandeados, sem registro e formulações caseiras.
Como órgão responsável por orientar e fiscalizar o exercício da profissão de médicos veterinários e zootecnistas, o CRMV-SP ressalta a importância desta campanha e alerta todos os profissionais nele registrados para a necessidade de combater a pirataria de produtos veterinários, que já representa em torno de 15% do segmento de saúde animal e têm faturamento superior a R$ 4 bilhões anuais, e alerta, para o comércio ilegal feito, especialmente, pela internet. Acesse o site da campanha