Abiec prevê início do embarque de carne para China em junho

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) espera que os embarques de carne bovina brasileira para a China comecem efetivamente em junho, após o fim definitivo do embargo anunciado na terça-feira (19/5), afirmou o diretor executivo da entidade, Fernando Sampaio.

A presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, oficializaram a liberação da venda de carne bovina para o mercado chinês em solenidade no Palácio do Planalto na terça-feira.

“O acordo tem efeito imediato. Mas as empresas têm de retomar os contatos comerciais e fechar contratos”, explicou Sampaio sobre a expectativa de que os embarques sejam retomados em junho.

Os oito frigoríficos de carne bovina que têm liberação imediata para exportar para a China são cinco do grupo JBS, dois da Marfrig e um do Minerva, todas plantas que já exportavam para o país asiático antes do embargo entrar em vigor em 2012.

“Essas plantas, em 2012, exportaram para a China cerca de 17 mil toneladas. Só que isso estava num ritmo crescente até que o embargo interrompeu a exportação”, disse Sampaio ao estimar um número inicial de embarques de carne que pode sair do Brasil para a China.

A China está importando um total de 300 mil toneladas de carne bovina por ano e Sampaio acredita que o Brasil poderá competir para atender metade desta fatia no futuro.

Os próximos mercados internacionais que deverão ser abertos para a carne bovina brasileira são a Arábia Saudita e os Estados Unidos. A visita de médicos veterinários árabes a plantas no Brasil está marcada para maio e junho e é o último passo para liberar as exportações.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40