Revista Higiene Alimentar completa 30 anos

A Revista Higiene Alimentar comemora seu trigésimo aniversário de distribuição ininterrupta. Com o objetivo de ser um aporte bibliográfico para a área de alimentos, propiciando o espaço para a divulgação do trabalho dos pesquisadores e servindo os profissionais com os instrumentos indispensáveis à evolução da empresa alimentar, o periódico foi criado em 1985 e desde então já publicou cerca de 5.200 trabalhos científicos de autores brasileiros e estrangeiros.

Publicada pela primeira vez em setembro de 1985 com 80 páginas, atualmente a revista traz 200 páginas de trabalhos inéditos e notícias do setor de forma independente, seguindo a mesma diretriz e estrutura de revistas científicas como a Science e a Nature. “A Higiene Alimentar é uma revista pioneira e de suma importância para a classe médica veterinária”, afirma o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga.

Ex-presidente do CRMV-SP, professor aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP) e editor da revista, o médico-veterinário José Cezar Panetta conta que criou a Higiene Alimentar quando ainda era professor da FMVZ-USP após identificar a carência que existia por publicações na área de alimentos, assim como de pesquisas e trabalhos publicados que servissem de instrumento para o desenvolvimento de novos trabalhos neste segmento.

De acordo com Panetta, a revista também foi uma forma de mostrar o trabalho desenvolvido por médicos-veterinários na alimentação humana. “Precisa-se entender que a Medicina Veterinária não é apenas a clínica de pequenos animais. Toda a parte de alimentação de proteína animal é de responsabilidade dos médicos-veterinários.”
No periódico são publicados, bimestralmente, artigos, pesquisas e informações acerca do mercado nacional e internacional de alimentos, em seus mais diversos aspectos, como sanitário, tecnológico, social, político, ambiental e humanístico.

“São pesquisas originais de várias universidades e institutos de pesquisas e cujos autores são médicos-veterinários especializados em alimentos. Além disso, contamos com um Comitê Editorial que julga os trabalhos recebidos antes da divulgação”, explica Panetta.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40